Calculadora de frequência cardíaca máxima e mínima
Calcule a sua faixa de frequência cardíaca ideal

Introdução
Antes de começar qualquer tipo de atividade física, é importante que você conheça sua frequência cardíaca de treinamento e também saber em qual nível de condicionamento você se encaixa. Pela frequência cardíaca de treinamento, você pode determinar uma intensidade adequada dos exercícios trabalhando de forma mais segura e eficiente.
 

Atenção: esta calculadora serve para determinar a frequência cardíaca ideal e segura, com base nas fórmulas geralmente indicadas por professores de Educação Física. Para ter uma avaliação mais detalhada, ou no caso de suspeita ou histórico de doenças cardíacas, procure um médico.


Passo 1: determine o seu nível


Iniciante: Uma pessoa é considerada iniciante quando ela não está praticando de forma regular, nenhuma atividade física. A intensidade do exercício inicialmente é baixa para facilitar sua adaptação a ele e seu aumento é gradual e conforme a evolução do praticante.

Intermediários: O grupo dos intermediários é composto por indivíduos que tem atividades  físicas regulares como subir escadas, andar de bicicleta. fazer caminhadas, etc. São pessoas mais ativas e que realizam exercícios em intensidades mais leves, geralmente duas vezes por semana.

Avançados: Por último, os avançados são aqueles que praticam exercícios regulares e mais intensos como corrida, caminhada rápida, ciclismo, natação, etc. Com frequência de 3 a 6 vezes por semana, e com um condicionamento físico que permite realizar alguns treinos mais fortes.

Atenção: seja bem cuidadoso na determinação de seu nível de condicionamento para evitar qualquer dano à sua saúde. Na dúvida, opte sempre pelo nível mais fraco.

Passo 2: Frequência Cardíaca de Repouso
Uma maneira de garantir a segurança do seu treinamento é através do controle da frequência cardíaca. Para saber qual a sua frequência cardíaca ideal para a prática de atividades físicas, use nossa calculadora
logo abaixo.

Será necessário descobrir sua Frequência Cardíaca de Repouso. Esteja bem descansado e faça a medição sentado. Coloque os dedos indicador e médio na artéria radial do seu pulso (figura acima) durante 15 segundos e conte quantas vezes você sentiu bater (pulsação). Multiplique esse valor por 4 e sua Frequência Cardíaca de Repouso estará determinada na unidade de batimentos por minuto.

Anote este número e coloque na calculadora. Você terá sua zona de treinamento ideal para a realização da atividade física desejada.

Informe, abaixo, sua idade e a frequência cardíaca em repouso que você verificou no passo anterior. Nos campos mais abaixo, você vai ver a frequência cardíaca ideal máxima e mínima. Essa será a sua faixa de treinamento.

Mestre Gilmar Dantas
Associação Pak Shao Lin de Kung Fu

 


Idade:
Freqüência Cardíaca em Repouso:




Resultados:
(em batimentos por minuto)

Iniciantes:

Intermediários:

Avançados: