Associação Pak entrevistas
 

  Israel 

  Técnico em Informática 

Ao assistir uma aula de Kung Fu, decidi que era isso que eu queria aprender!

Quando eu tinha 15 anos eu era extremamente nervoso, brigava com irmãos, pais, colegas de escola, enfim era considerado um "garoto problema". Um dia depois de machucar seriamente outro garoto que tinha esbarrado em mim na fila do lanche, percebi que era eu que estava errado e se não viesse melhorar, minha vida não seria muito boa. Devido ao meu jeito as pessoa foram se distanciando e isto era uma preocupação grande para mim, afinal ninguém gosta de ficar sozinho. Nesta época um dos poucos amigos que eu tinha resolveu que deveríamos treinar, então fazíamos os treinamentos aos sábados e domingos. A gente treinava  chutes, socos, lutas; gostei muito de treinar e resolvi que deveria entrar numa academia, pois não era sempre que o meu amigo podia treinar. Considerei todos os estilos de luta antes de fazer uma escolha. Assisti algumas aulas de Karatë, Judö, kung fu, entre outros estilos. Mas foi quando eu assisti a aula de kung fu que decidi que era isso que eu queria aprender.

O 1º contato com a Associação Pak... 

Foi pura sorte! Acompanhando minha mãe em uma das intermináveis visitas a lojas de roupas em Santana, passamos em frente a uma academia de kung fu. Era a academia da Associação Pak Shao lin na Voluntários da Pátria. Resolvi então assistir uma aula. Depois de algumas horas esperando acompanhei a aula do inicio ao fim, na próxima aula eu já estava lá com os outros alunos fazendo minha primeira aula.

Treinamentos rigorosos que exigem muita determinação dos praticantes! 

Os treinamentos são bem rigorosos e exigem muita determinação dos praticantes! No começo acreditava que não conseguiria acompanhar o ritmo, além de sentir dores fortes nos joelhos e pernas, eu tinha que me arriscar andando por Santana as 22:30 sozinho. Com o tempo eu fui percebendo que já conseguia fazer a serie de flexões com mais facilidade, e as minhas pernas não doíam tanto. Com o treinamento da Pak fui ficando mais calmo, pois direcionava toda a raiva que sentia nos exercícios e técnicas ensinadas, assim não sentia mais vontade de brigar com ninguém. As duas partes que eu gosto no treinamento são as técnicas de Katis e as técnicas de lutas, que não envolve apenas acertar o adversário, mas também conhecer a si mesmo para entender o que  você é capaz de fazer e isto é muito importante. 

Meu mestre...

O Mestre Gilmar é uma pessoa muito seria e passa isto nos treinamentos. Sempre pronto a ensinar formou um time de excelentes atletas que sempre faturam os melhores lugares em todos os campeonatos que participa, isto exige preparação, empenho e dedicação dos alunos e também do professor. E é isto que vemos no Mestre Gilmar total envolvimento.  

Todo mundo que treina kung fu tem algo em comum! Então fica fácil fazer amigos na academia! 

É um ambiente de total harmonia e sossego. Você sente-se bem com o treinamento e também com as pessoas que treinam com você. Todo mundo que treina kung fu já tem algo em comum, então fica fácil arranjar amigos que durarão por um bom tempo. Além de ser sempre pessoas de bem, que te ajuda a treinar e as vezes incentiva quando o cansaço do trabalho atrapalha.

Depois de alguns meses treinando, o médico comentou que o desvio que eu tinha no ombro havia diminuído bastante... 

Antes do treinamento eu tinha um desvio no ombro que só fiquei sabendo quando fui fazer o exame médico. Depois de alguns meses passei pelo mesmo médico e ele comentou que o desvio tinha diminuído bastante. Tinha também problemas com o joelho que não agüentava o "Aquecimento Shao lin". Além disso aumentei muito minha resistência quanto a corrida, luta, chutes, treinamento e a velocidade de recuperação quando antes  eu perdia totalmente o fôlego nas lutas.  

Todas as técnicas são importantes! 

Comecei meu primeiro Kati com arma, o bastão e estou bastante empolgado. Também aprendi muitas técnicas de Katis e finalizações. Considero todas as técnicas importantes e sempre treino para aperfeiçoá-las.

Meditação e filosofia... 

Por enquanto aprendi a meditação e os ensinamentos que estão na apostila que o Mestre Gilmar desenvolveu, tenho certeza que com os anos de treinamentos terei oportunidade de aprender mais sobre a parte filosófica desta arte.  

O antes e o depois...  

Em poucas palavras posso dizer que era: nervoso, estressado, irritadiço, implicante. Não tinha concentração e nem respeitava os professores na escola. Enfim não levava nada a serio. Tenho certeza que melhorei muito com o treinamento da Pak e isto não foi só percebido por mim, outras pessoas comentavam comigo ou com os meus pais.  

Meu sonho! Formar-me Si-Fu e participar de um torneio mundial!  

A minha vontade, se Deus quiser poderei realizar,  é formar-me Si-fu e poder participar de um torneio mundial, em outro pais. Não tenho a pretensão de ganhar o titulo, mas gostaria muito de pelo menos participar.  

Meu recado...!  

 Gostaria de dizer as pessoas que pretendem começar a treinar que não desistam. Por mais que hajam problemas na vida eles devem ser superados, pois aprender a arte pode acabar ajudando a superar problemas. Desisti por 2 vezes de praticar kung fu! A primeira foi por preguiça minha e segunda devido a faculdade! E agora arrependido de ter desistido não pretendo parar novamente.

(Arquivos da Associação Pak Shao Lin de Kung Fu )

<< mais entrevistas