Associação Pak entrevistas
luaentrev.jpg (7723 bytes)

 

Luana Rauter

Arquiteta

Ainda criança ficava deslumbrada com as técnicas e filosofia oriental...

-Desde pequena eu sempre via filmes de artes marciais, e ficava deslumbrada com toda a técnica e a filosofia orientais. Passei a me interessar em especial pelo kung fu, por sua grande variedade de estilos e por seus grandes nomes. Daí, como esperado, surgiu o preconceito da prática por eu ser mulher; não liguei para isso e fui em frente correr atrás do meu sonho.
 

Aqui temos um treinamento completo...

-Eu já praticava ginástica e musculação na mesma academia, e quando vi alguns alunos usando o uniforme da Associação Pak, resolvi assistir a uma aula e na mesma semana comecei a treinar.  Os treinamentos são bem duros. Há preocupação tanto com a parte física quanto a parte mental.

 

 

Um ambiente de muita amizade! De partilha e de conhecimento...

 

- Mestre Gilmar Dantas é uma pessoa séria e que incorpora isso em seus treinos. No entanto, nem por essa seriedade é escondido o sentimento forte que sente pelo kung fu. Ele se dedica á todos os alunos, e sabe exatamente quais são as deficiências e qualidades de cada um, dentro e fora da academia. Em algumas fases da minha vida passei por alguns problemas e me senti completamente á vontade para desabafar com esse meu "amigo", que me ajudou muito, não dizendo o que eu deveria fazer, e sim me mostrando os caminhos que eu poderia seguir e a que destino cada um deles me levaria. Ministrando suas aulas com o coração e não por simples obrigação, vejo em meu mestre o exemplo de uma grande pessoa e que está de parabéns pelo seu trabalho.
 

                

Sinto-me completamente á vontade em nossa academia. Costumo falar que nosso grupo é "um só". Somos unidos e há uma grande troca de auxílios lá dentro. Todos que treinam, o fazem porque realmente gostam, e isso gera um ambiente de amizade, de partilha de conhecimentos, e até mesmo uma fuga dos problemas, pois lé sempre encontramos tranquilidade e alguém disposto a conversar.

O antes e o depois ....

Houve uma grande melhoria com relação a minha resistência e enrijecimento da musculatura, o que eu não havia conseguido apenas com a ginástica. é notável o quanto o meu "gênio" melhorou !!! Eu costumava ser meio rebelde, não tinha paciência para conversar e acabava resolvendo as coisas na base da discussão. Um simples probleminha se transformava em uma tempestade. Hoje, além de ter disposição física, me transformei numa pessoa calma e que aprendeu que muitas coisas funcionam com tranquilidade e uma boa conversa...

Nosso estilo engloba uma variedade imensa de técnicas e sub-estilos...

-Dentre os estilos de kung fu, percebo que o nosso engloba o maior número de técnicas e sub-estilos. Ao contrário de muitas academias que se especializam e acabam limitando-se apenas no ensinamento de um único estilo, uma única técnica. A Pak abrange um grande número de estilos, mas nem por isso se torna falha em algum deles. Com relação ás técnicas de animais, aprendemos sobre todos aqueles que serviram como base para o desenvolvimento de técnicas. Aprendi os mais variados movimentos e descobri que até mesmo um louva-a-deus pode ser fatal !!! Há uma diversidade sem fim de conhecimento, fazendo com que nosso aprendizado acompanhe apenas nosso próprio limite.

Na parte filosófica e mental...

-Foi um dos grandes fatores que me atraíram para o kung fu: a sua filosofia. Essa arte não se baseia apenas em movimentos de luta e técnicas marciais, há muita concentração, técnicas de respiração e controle e principalmente, um grande respeito pela história e cultura dessa arte milenar, a qual também é estudada, e em particular muito pesquisada. Esse estudo paralelo só traz resultados positivos; em momento algum é visada a criação de um lutador agressivo e sem princípios. Mesmo porque não se consegue um bom resultado físico se a mente não estiver tranquiila e completamente ciente do que se está tentando obter, ou seja, está associado diretamente é intenção e força de vontade do aluno.

 

Descobri algo de que realmente gosto...

-Antigamente, tudo o que eu começava a praticar, seja de caráter didático ou esportivo, acabava abandonando, sem um motivo em especial. No kung fu é diferente, descobri algo de que realmente gosto, e não tenho pretensão alguma de abandonar esse presente, já que é assim que costumo considerar tudo o que me faz bem e me faz crescer. O que me entristece é o fato de ás vezes ter de me ausentar, não poder me dedicar o tanto quanto gostaria. Mas não por minha vontade!!! Mas faculdade, trabalho, cursos... embora sejam indispensáveis, ocupam demais o nosso tempo e infelizmente sou uma só... mas uma coisa é certa: apesar dos imprevistos, o kung fu sempre fará parte da minha vida, e não há a mínima possibilidade de ocorrer o contrário.
 

 

 

Meu recado?

-Estou treinando na Pak desde 1998... e a cada aula o amor por essa arte cresce... cada descoberta, cada apoio dos amigos te colocando pra cima e gritando seu nome. Vale a pena agradecer á todos eles, que me  apóiam e incentivam. Com dedicação, empenho e união, superamos nossos limites. é assim que devemos continuar !!!

 
(Arquivos da Associação Pak Shao Lin de kung fu )

<< mais entrevistas