Associação Pak entrevistas

Patrícia

Empresária  

 

 Ainda pequena, já gostava de arte marcial...

-Desde pequena eu sempre gostei de artes marciais. Acho que isso é de família, porque meu pai chegou a ser faixa marrom de karatê. Mas um problema nos meus dois joelhos me impediram de praticar esportes, fora natação, que eu fiz por 10 anos. Há alguns anos atrás, resolvi operar os joelhos e assim ficar livre para poder fazer o que eu realmente gostava. Depois de um longo tratamento, fui liberada.

Como eu gostava de lutas marciais, resolvi praticar uma, mas ainda teria de escolher uma entre várias.

Eu não sabia muito bem o que eu queria. Eu via os filmes de Bruce Lee e ficava encantada com os seus movimentos, a sua rapidez e a sua força apesar de não parecer. Foi quando percebi que era aquilo que queria fazer.

Treinando musculação descobriu a Pak ...

-Na época que fazia musculação na R.White (academia de esportes variados) para fortalecer os músculos das pernas por causa do joelho, fiquei conhecendo a Associação Pak Shao Lin.

 

Treinamentos fortes, mais dosados ...

-Os treinamentos na Pak são puxados, mas não como um estilo militar. Ele tem como fundamento deixar você com um bom preparo físico e mental para poder lutar bem, se graduar competir e saber usar o kung fu. No início de cada aula temos os abdominais que ajudam a ter uma boa resistência no abdômen e um bom chute, e as flexões de braço que dão força. Depois temos o Shao Lin (aquecimento geral) que é para alongar. O restante da aula trabalhamos  técnicas diversas para chutes, katis, lutas e tantas outras. No final a meditação para relaxarmos.

Meu mestre...

-Tenho aulas com Mestre Gilmar que é um ótimo professor . Sempre presente, atento e pronto para ajudar, tanto em coisas dentro da academia, quanto com coisas extra academia.

O ambiente na Pak é muito bom...

-Na academia todos são amigos. Todos se ajudam, principalmente os mais graduados que sempre dão dicas de como aprimorar as técnicas, de como se sair melhor em um combate. Ah! Tem também as atividades extra academia, que são bem legais e nos permitem nos conhecermos melhor.

As mudanças em mim...

Minha parte física mudou muito. Emagreci, mas ganhei força. Minha resistência melhorou 100%. Antes não agüentava 2 minutos de luta. Hoje, treino combate em todas as aulas e quando posso corro de 5 a 10 km.

Comparando o antes e o depois....

Tive uma grande diferença na parte física e mental desde que comecei. . Fisicamente melhorei 100 %. Ganhei força e resistência. Mas na parte mental foi uma grande diferença. Vivia estressada. Levava problemas do trabalho para a casa. A minha ansiedade era além do normal. Até meus amigos falam o quanto eu mudei. Quando chego aos treinos, esqueço de tudo e fico concentrada somente naquilo. Tenho mais paciência com as coisas, apesar de ser ainda um pouco ansiosa. Mas não tanto quanto antes. Além de fazer uma coisa que gosto, o kung fu me ajuda a extravasar os problemas do dia a dia.

A mente e a filosofia....

-Aqui aprendemos a relaxar e liberar a mente das tensões, concentrando naquilo que queremos. Seja  na parte técnica, combate, coisas do dia a dia. Afinal tudo esta relacionado. A vida é como se fosse um constante combate, em que você aprende técnicas de defesa e ataque com a finalidade de vencer no final. De realizar-se . E tudo isso reflete no modo de agirmos e sermos.

O meu futuro no kung fu...

O ano passado (2000) foi complicado. Quebrei o pé. Fiquei um bom tempo sem treinar . Tudo isso me atrasou muito. Este ano pretendo recuperar o tempo perdido aprimorando cada vez mais a minha técnica. Eu quero treinar pro resto da minha vida. Eu gosto muito do kung fu. Fiz natação durante 10 anos e não tive a metade do prazer que tenho nas aulas de kung fu.

(Arquivos da Associação Pak Shao Lin - Julho de 2001)

<< mais entrevistas