Associação Pak entrevistas
rauentrev.jpg (14382 bytes) Raul 

Advogado 

Queria que meu filho saísse da vida sedentária. No final nós dois saímos...

- Quando resolvi tirar meu filho da vida sedentária que levava, pois ele passava muitas horas em frente a TV e vídeo; uma amiga me sugeriu procurar a academia Morioka (academia de esportes variados), pois ela sabia que lá havia kung fu. Fui até esse local conheci o prof. Robson que me convidou para uma aula grátis e sem compromisso. No final eu e meu filho nos matriculamos.

Começo difícil. Sentia muita dor. Me deu até febre nos primeiros dias de treino...

- Confesso que pelo fato de estar com quase 40 anos, 110 kgs, e mais de 12 anos no mais completo sedentárismo ; não foi fácil. Quase desisti nos primeiros dias. Doía tudo. Ficava todo travado no dia seguinte. Me deu até febre de tanta dor nos primeiros dias. Verdadeiramente foi sangue, suor e lagrimas. Mas com muita persistência graças a Deus, superei essa fase e hoje esta tudo tranqüilo. Faço todo o trabalho físico e o aquecimento shao lin (que é um trabalho de fortalecimento e alongamento) com posturas chamadas de "arco, cavalo, pé falso, etc". Sem falar entre outras técnicas como chutes por exemplo. Tudo numa boa. É claro que fico cansado após as aulas, mas nada de anormal e melhor; sem dores.

Meu professor é exigente, mas respeita os limites de cada um....

- O prof. Robson (meu professor) é uma pessoa com grande capacidade física e dotado de muita sensibilidade. Exigente sim, mas sempre respeita os limites de cada um. Conhece muito bem a arte tanto na teoria quanto na prática. Ele é muito dedicado e atencioso. Tenho certeza que se continuar se dedicando será um grande mestre no futuro.

Preciso estar junto de meu filho de 5 anos, por isso treino com a molecada...

Treino com a turma infantil. Sinto que eles são mais puros, mais sensíveis; não sei explicar...! Acho que são mais espiritualizados. Talvez pelo fato de as crianças serem limpas de coração.

Fazia 4 flexões ajoelhado. Hoje faço 45 de forma correta....

Os resultados na minha condição física são surpreendentes. Antes fazia 4 flexões e ainda assim ajoelhado. Hoje consigo fazer 45 no total; de forma correta , rápida e sem me cansar. Abdominal? Conseguia no máximo 6 ( aos trancos), hoje faço 70 numa boa.

Filosoficamente falando...

- Como sou bastante novo na Assoc. Pak (4 meses), ainda não aprendi muitas coisas a esse respeito. Mas uma coisa eu já sei : " Se o adversário é inferior a ti, porque lutar? Se o adversário é superior a ti, porque lutar? Se ele é igual a ti compreenderas o que tu compreendes, e então não haverá luta".

(Anônimo)

Fiquei até emocionado ao perceber o quanto mudei....

- Além de perder peso, adquiri agilidade de movimentos que antes eram praticamente impossíveis para mim. Durmo melhor. Meu humor melhorou 100%. Tenho mais paciência com as pessoas e adquiri novas posturas. Melhorei em tantos aspectos que minha mulher resolveu se matricular também. E hoje estamos todos juntos praticando o kung fu. Outro dia fiquei deverasmente emocionado quando precisei efetuar uns reparos em casa com relação a algumas arvores que precisavam de poda. Sempre que isso acontecia eu chamava uma pessoa especializada no assunto, já que eu teria que subir em um muro bastante alto e andar sobre ele.

-Ocorreu que a pessoa que eu sempre chamava não poderia vir naquela semana. Derrepente resolvi eu mesmo fazer o serviço. Qual não foi minha surpresa quando me vi subindo e descendo. Me dependurando, me segurando com uma mão e cortando com a outra. Andando por cima do muro como se estivesse andando no chão. No mais perfeito equilíbrio, passava por cima das grades, pulava encima da laje com a maior facilidade do mundo.

-Foi quando fiquei emocionado por ter feito tudo aquilo com tanta facilidade. Sinceramente para mim foi demais.

Quero ver a Pak crescer muito....

- Quero contribuir no que for possível para ver nossa academia crescer o máximo possível . Para quem sabe um dia podermos ter nossa sede própria. Com certeza o kung fu também crescerá e talvez um dia ele se torne um esporte tão popular como o futebol por exemplo. Muitas crianças sairiam das drogas e se tornariam cidadãos respeitados e honrados. Digo isso por estar percebendo as mudanças que o kung fu esta fazendo em minha vida.

Meu recado...

-Primeiramente estou muito feliz por fazer parte da Assoc. Pak, juntamente com minha esposa e filho. Quero agradecer de coração a todos os mestres do passado, que por terem se dedicado profundamente ao kung fu nesses milhares de anos, hoje podemos contar com pessoas como Si-Fu Gilmar Dantas e prof. Robson Soares.

(Arquivos da Associação Pak shao Lin de kung fu - Julho de 2001)

<< mais entrevistas