Falsos professores

O caro leitor (a) que por ventura deseja aprender o kung fu , deve se cercar de certos cuidados com relação a idoneidade de escolas e professores aos quais se candidata. Já tive muitos relatos de pessoas que foram enganadas e iludidas durante anos, crentes de que estavam aprendendo um estilo de kung fu verdadeiro e tradicional .

Tristemente vieram a descobrir que  tudo não passava de um grande embuste. Muitos desses falsos professores, assistem esses filmes de kung fu, copiam os movimentos e técnicas de treinamento e passam a ensiná-los como se fosse algum estilo autêntico e tradicional.  Obviamente, situações como estas,  coloca em risco a integridade física do aluno que pode até sofrer lesões irreparáveis em seu corpo. O kung fu verdadeiro , autêntico e tradicional , teve em sua história séculos e séculos de desenvolvimento e aprimoramento até que chegasse nos dias atuais, dando-nos total segurança e confiabilidade para a sua pratica.

Eu aconselho, que em  1º lugar  os pretendentes ao estudo e pratica do kung fu, devem averiguar se o estilo realmente é verdadeiro e reconhecido.

Em 2º lugar, se o professor realmente tem autorização e capacidade para ensinar tal estilo.

Como descobrir isso? É muito fácil!

Pegue o nome do estilo, nome do  professor e o nome do mestre responsável pelo estilo aqui no Brasil . Através das federações do seu estado constate se é um estilo autêntico e reconhecido. Se for, entre em contato com o mestre responsável e verifique se o professor tem de fato autorização para ensinar tal estilo. Você pode até ter um pouco de trabalho. Mas no final valerá a pena. Agindo assim você terá toda a tranqüilidade para se dedicar de corpo e alma aos treinamentos e no seu desenvolvimento dentro do kung fu.

Infelizmente aqui no Brasil ainda não temos um controle mais eficaz que  possa fiscalizar e  prevenir esse tipo de situação. Mas até que isso ocorra, é dever de todos nós nos precavermos contra essas pessoas de má índole. 

(Mestre Gilmar Dantas - Associação Pak Shao Lin de Kung Fu)