Filosofando
 

"O jovem guerreiro"

Um jovem e habilidoso guerreiro estava com sua mente cheia de duvidas e o seu espírito sofria, devido ao seu modo de vida; constantemente lidando com a vida e a morte. Começou a indagar-se o que seria o céu e o inferno. E como não obtinha resposta satisfatória, procurou a ajuda de um mestre do zen. Chegando a presença do mestre o jovem guerreiro ajoelhou-se humildemente e disse:

- Mestre! Minha mente e meu espírito sofrem com uma pergunta para a qual não consigo obter uma resposta. O que é o céu e o inferno mestre?

E o mestre respondeu:

- Muito me admira que um guerreiro como tu, me faças uma pergunta tão tola e infantil como esta.

- O que dizes?

Replicou o jovem guerreiro. E o mestre continuou a insulta-lo:

- Na verdade nem pareces um guerreiro, mais parece um tolo disfarçado de guerreiro que vem até mim com uma questão que só interessa aos imbecis e estúpidos.

A essa altura o jovem guerreiro já estava vermelho de tanta raiva e apertava fortemente os dentes. E continuou o mestre:

- Olhe para você! Não tens controle sobre si próprio. Mais parece uma criança mimada e que precisa de umas boas palmadas. Certamente tua mãe deveria ser castigada por ter colocado uma criatura como você no mundo.

Já não agüentando mais tantos insultos sem motivos, o jovem guerreiro tirou sua espada e avançou para atacar o mestre. E nesse  momento o mestre disse:

- Isto meu filho! É o inferno!

Imediatamente o jovem guerreiro percebeu a grande lição que estava tendo, guardou sua espada, ajoelhou-se muito arrependido e envergonhado do que fizera e disse:

- Perdão mestre! Agora compreendo teu ensinamento.

E o mestre respondeu:

- E isto meu filho! É o céu.

(Autor desconhecido - Adaptação Mestre Gilmar Dantas)

 

Atenção! Cópia não autorizada pelo autor  para  publicação em qualquer meio de comunicação pública,  é crime previsto na lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998; que trata dos direitos autorais. Portanto,  evite aborrecimentos.  Se houver interesse na utilização dos textos ou  imagens que são de nossa propriedade, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.