A história de Jackie Chan

A HISTÓRIA DE JACKIE CHAN

(Por Mestre Gilmar Dantas- Assoc. Pak Shao Lin de Kung Fu)

Atenção! Cópia não autorizada pelo autor  para  publicação em qualquer meio de comunicação pública,  é crime previsto na lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998; que trata dos direitos autorais. Portanto,  evite aborrecimentos.  Se houver interesse na utilização dos textos ou  imagens que são de nossa propriedade, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.

 

 

Nome artístico :             Jackie Chan

Nome verdadeiro:          Chan Kong-sang

Data de nascimento:     7 de abril de 1954

Local:                             Hong Kong - China

Nascido em uma família pobre e bastante humilde, Jackie passou muitas necessidades quando criança. Nessa época conta-se que os parentes de Jackie tentaram convencer um médico britânico para que o adota-se, pois eles não tinham condições de criá-lo adequadamente. Jackie era um bebe forte e robusto e pôr isso tinha o apelido de "A-Puo", bala de canhão. Seus pais trabalhavam na embaixada francesa em Hong Kong. O pai de Jackie costumava acorda-lo cedo para treinarem juntos kung fu. Ele dizia que o aprendizado do kung fu ajudaria na formação do caráter de Jackie, lhe ensinando força, paciência e coragem.  Quando completou 7 anos sua família decidiu então mudar para a Austráliana, na busca de melhores condições de vida . O pai de Jackie achou por bem deixa-lo em Hong Kong para aprender alguma profissão. Assim sendo Jackie foi matriculado no "Chinese Research Institute" onde ele passaria os próximos 10 anos. Essa escola preparava os alunos para ingressar na Opera de Pequim. Durante o tempo que Jackie ficou na escola ele aprendeu kung fu, canto, dança, acrobacias, teatro. O ensino era muito rigoroso e disciplinar. Ele raramente via seus pais.  Foi um tempo muito duro e difícil em sua vida. Muitas vezes chegou até ser castigado fisicamente por baixo rendimento nas disciplinas da escola.

Tinha que treinar duramente todos os dias. Havia dias em que os treinos começavam as 5 da manhã e se estendiam até a meia noite. Era realmente um ritmo alucinante para o pequeno Jackie. Com 8 anos Jackie fez seu primeiro filme como ator mirim, "Big and Little Wong"(1962).

De 1963 a 1969 trabalhou em mais 4 filmes como jovem ator.

Com 17 anos graduou-se no "Chinese Research Institute", mas infelizmente a Opera Chinesa já não rendia tanto quanto no passado como profissão. Ao longo dos anos seguintes Jackie trabalhou como duble em muitos filmes de Hong Kong. Sempre causando ótima  impressão com sua agilidade, vigor físico e criatividade.

Mas a industria de filmes entrou em uma fase de declínio e Jackie resolveu então ir para a Austrália viver com seus pais. A vida na Austrália foi também muito difícil , tendo que trabalhar em um restaurante e depois em um canteiro de obras. O nome Jackie vem dessa época. Um trabalhador do canteiro chamado Jack tinha muita dificuldade em pronunciar o nome Kong-sang. Foi dai que surgiu o apelido "pequeno Jack".

Depois o nome Jack foi mudado para Jacky e finalmente Raymond Chow da Golden Harvest Productions, o aconselhou a colocar o nome de Jackie Chan.

Estando infeliz na Austrália a salvação veio quando recebeu um telegrama de Willie Chan, uma pessoa ligada a industria cinematográfica de Hong Kong. Ele estava procurando alguém habilidoso para participar de um filme de Lo Wei um famoso diretor/produtor de filmes em Hong Kong. Willie se lembrava de Jackie, pois tinha ficado impressionado uma vez quando o viu trabalhando como duble em um filme.

Assim sendo Jackie voltou para Hong Kong para participar do seu primeiro grande filme chamado, "Fist of Fury" (Fúria do Dragão), do lendário Bruce Lee. Jackie apesar de ser somente um simples duble no filme causou ótima impressão em todos da equipe. Inclusive em Bruce, que não poupava elogios ao jovem Jackie. Jackie Chan conta que seu treinamento no "Chinese Research Institute", foi fundamental para que ele pudesse ser duble em Fist of Fury. Conta ele: - Na escola o treinamento era muito doloroso e cruel, pois muitos estudantes eram duramente castigados pôr não conseguirem executar os movimentos com perfeição.  Muitos até passavam fome como castigo pelo fracasso. Mas valeu a pena. Eu aprendi a ser rigoroso comigo mesmo e sempre buscar o máximo de mim. Isso foi uma base muito sólida em minha vida.

(Aqui, Bruce Lee e Jackie Chan  em uma  cena de Enter the Dragon )   wb01512_.gif (115 bytes)

"Jackie Chan relembra bem humorado quando levou uma paulada de Bruce Lee nessa cena >>>

jackiebruce.jpg (29278 bytes)
jackie.jpg (12421 bytes)

No futuro Willie se tornaria um grande amigo e empresário de Jackie Chan. Tendo um  papel importante no sucesso mundial do astro.

Jackie estudou vários estilos de kung fu e tem uma versatilidade incrível em suas cenas de lutas utilizando  essas técnicas de forma brilhante . Podemos observar em seus filmes sua grande habilidade em estilos como: bêbado, bastão, box chinês, animais e tantos outros.

Seu primeiro filme onde preparou as sequencias de lutas foi em "Police Woman (1972)".

Seu primeiro papel na idade adulta como ator principal foi em "Hong Kong Passenger (1974)".

   
 


Seu primeiro grande sucesso foi  "Snake in the Eagle's Shadow (1978)".   Seguido de "Drunken Master (1978)",  com enorme sucesso de critica e bilheteria.

Em 1979, Jackie escreveu, dirigiu, trabalhou como ator e coordenador de lutas e efeitos no filme "Fearless Hyena" . Dando inicio assim a sua nova fase como diretor de filmes.

Todos nós sabemos que Jackie não usa dubles em seus filmes.  Ele próprio gosta de fazer a cenas consideradas perigosas. No filme "Snake in Eagle's Shadow (1978)", ele sofreria seu primeiro acidente em filmagens quando teve uma fratura. 

Antigamente os filmes de kung fu eram conhecidos como Wu Xia Pian (Filmes sobre Heróis de artes marciais). Nesse tipo de filme tudo era possível. Assim como eu, muitos de vocês devem se lembrar daqueles filmes antigos onde todo mundo voava, soltavam raios mortais das palmas da mãos e tantas outras coisas absurdas.

Aqui no Brasil nos anos 80 houve a grande explosão dos filmes de kung fu. Os cinemas e as grandes emissoras de TV , passaram a exibir tudo que era tipo de filmes do gênero, mas sem se importarem com a qualidade dos mesmos.

jackie4.jpg (43222 bytes)
   

Eu me recordo bem, todas as emissoras aqui de São Paulo tinham as suas sessões semanais que exibiam esses filmes. Como a sessão faixa preta da Rede Globo e a Terça Nobre da TV Record. Na realidade os filmes de heróis chineses tinham um caráter puramente folclórico e eram feitos exclusivamente para o publico oriental .

Na década de 60 com o aparecimento de Bruce Lee e outros atores que tinham uma visão mais realística sobre o kung fu crio-se um novo estilo de filmes desse gênero, os chamados "Filmes de kung fu Realisticos ( Gung-Fu Pian)", onde a idéia era mostrar a verdadeira arte marcial sem fantasias ou exageros. Muitos bons filmes foram feitos nessa época, dando inicio a febre mundial de filmes de kung fu e tendo seu apogeu com o inigualável " Enter of the Dragon (Operação Dragão)", do fabuloso Bruce Lee. Os filmes de Jackie Chan ficaram conhecidos como Wu Da Pian ( filmes que combinam kung fu, ginástica, acrobacias, ação e comédia). Quando lhe perguntaram sobre a possível volta dos filmes de heróis (Wu Xia Pian), Jackie disse que particularmente assiste alguns filmes desse gênero mas gosta mesmo é dos "Gung-Fu Pians", (Filmes de kung fu Realísticos).

jackie1.jpg (14814 bytes)

Eles são bem mais difíceis de se fazer e exigem muito conhecimento e habilidade técnica nas sequencias de lutas. As vezes levam meses para filmar alguns minutos de lutas.

Cada filme sempre é um novo desafio a criatividade de Jackie, e ele gosta muito disso.

Jackie Chan não é do tipo que fica apressado para acabar logo o filme pôr problemas no orçamento. Ele sempre destina o tempo e o dinheiro que forem necessários para que o filme realmente fique bom e de acordo com suas próprias exigências. Muito conhecido pôr ser um excelente profissional e de senso de humor fora de serie, todos se divertem muito com Jackie nos set's de filmagem e adoram trabalhar com ele.

 

 

Já com um enorme sucesso e reconhecimento profissional na Asia, Jackie decidiu que já era hora de investir pesado no mercado americano. Após muitos projetos não darem certo, Jackie resolve voltar suas atenções para Hong Kong. Mas nunca deixando totalmente de lado o desejo de reconhecimento nos EUA. Finalmente em 1994 com "Rumble in the Bronx" Jackie obtém reconhecimento de publico e bilheteria no mercado americano. Logo na sequencia vieram a série  "A Hora do Rush" e "Shangai Noon", com grande sucesso e concretizando assim mais um sonho do persistente Jackie Chan.

Nos Estados Unidos e na maior parte do mundo, Jackie tem a fama de ser um cara maluco que esta sempre correndo riscos nas cenas perigosas de seus filmes. Mas todos são unânimes em afirmar que ele é um excelente lutador , grande diretor e ator. Sendo atualmente um empresário muito bem sucedido em sua vida financeira e profissional, além de ser também um super-astro de cinema reconhecido praticamente em qualquer lugar do mundo. Jackie ficou muito rico também, e sempre está entre os artistas que mais faturam no cinema mundial. Em 2016 seu patrimônio líquido, beirava a casa dos 400 milhões de dólares.

   

Jackie diz que sempre esta com seu corpo dolorido devido as cenas complexas de seus filmes. Muitas vezes ele pula de edifícios, arvores, se queima, leva chute, soco, bate nariz, cabeça e em varias ocasiões teve problemas com torções, trincou ou quebrou ossos de seu corpo.

Ele sabe que mais cedo ou mais tarde não poderá fazer mais essas coisas. Disse ele: -Imagine quando eu estiver com 65 anos de idade. Obviamente terei que respeitar meu corpo e não poderei fazer mais nada disso. Mas até que esse dia chegue vou continuar fazendo. Bom! Pelas palavras de Jackie , deduzimos que ainda poderemos nos divertir pôr alguns anos com esse incrível artista marcial e seu estilo todo especial de fazer cinema.

No últimos anos Jackie vem tentando mudar um pouco seu estilo, fazendo filmes de gêneros variados, como dramas, aventuras, comédias, romance. Além do que ele vem trabalhando muito em seus projetos sociais como embaixador da UNICEF/UNAIDS ajudando crianças, idosos e pessoas carentes pelo mundo a fora.

Jackie é filamtropo, e já declarou que será doada metada da sua fortuna para instituições de caridade após sua morte.

Veja Jackie Chan em ação nessa compilação que preparamos  
 
>> Em Fevereiro de 2012,
Jackie esteve no Brasil.

Ele veio buscar o seu brinquedinho
de U$$ 30.000.000,00. Um jatinho particular Legacy que comprou da Embraer.

Quem pode pode!!

 
 

<< Jackie aproveitou o momento e foi conhecer também as cataratas de Foz do Iguaçu - RS

Jackie Chan foi casado com Lin Feng-Jiao com quem teve um filho o cantor e ator Jaycee Chan (foto ao lado com o pai)

 

Texto Mestre Gilmar Dantas
www.pakshaolin.org

(Arquivos da Associação Pak Shao Lin de kung fu)

   

Vejamos agora a filmografia de Jackie Chan

1962     Big and Little Wong Tin-Bar - ator mirim

1963     The Love Eternal

1964     The Story of Qui Xiang Lin

1966     Come Drink with Me

1969     A Touch of Zen actor"a tiny cameo"

1971     Fist of Fury com Bruce Lee; Jackie Chan (como duble)

1971     The Little Tiger of Canton

1971     The Heroine

1972     Police Woman

1972    Hapkido -Co- estrelando com Samo Hung

1973    Not Scared to Die

1973    Enter the Dragon - participou juntamente com Bruce Lee e Samo Hung na  elaboração das seqüências de lutas.

1973    The Young Dragons - Coordenador de Lutas e efeitos

1974    Golden Lotus -Coordenador de lutas e efeitos

1974    Hong Kong Passenger - Primeiro filme como ator principal.

1975    The Himalayan

1975    All in the Family -Ator e duble com Samo Hung

1975    The Dragon Tamers - Coordenador de lutas e efeitos

1976    Hand of Death

1976    New Fist of Fury

1976    Shaolin Wooden Men - Ator e coordenador de efeitos e lutas

1976    Dance of Death - Coordenador de efeitos e lutas

1977    Iron Fisted Monk -Assistente de coordenador de efeitos e lutas

          - Direção de Samo Hung

1977    Killer Meteor - Ator e coordenador de efeitos e lutas

1977    To Kill with Intrigue

1978    Snake and Crane Arts of Shaolin -Ator e coordenador de efeitos e lutas

1978    Half a Loaf of Kung Fu -Ator e coordenador de efeitos e lutas

1978    Magnificent Bodyguards -Ator e coordenador de efeitos e lutas (3-D)

1978    Spiritual Kung Fu -Ator e coordenador de efeitos e lutas

1978    Dragon Fist -Ator e coordenador de efeitos e lutas

1978    Snake in the Eagle's Shadow

1978    Drunken Master - Primeiro filme de Jackie de enorme sucesso

1979    Fearless Hyena -Ator, coordenador de efeitos e lutas, escrito e dirigido

            pôr Jackie Chan

1979    The 36 Crazy Fists - Coordenador de efeitos e lutas

1979    The Odd Couple - Coordenador de efeitos e lutas com Samo Hung

1980    Fearless Hyena

1980   The Young Master -Ator e coordenador de efeitos e lutas

1980    Battle Creek Brawl -Ator e coordenador de efeitos e lutas

1980    Cannonball Run

1982    Dragon Lord -Ator , escrito e dirigido pôr Jackie

1982    Fantasy Mission Force

1982    Ninja Wars

1983    Winners and Sinners - Ator, com Samo Hung na direção

1983    Cannonball Run

1984    Project A - Como ator, escritor e diretor

1984    Wheels on Meals - Estrelando com seu amigo Samo Hung

1984    Two in a Black Belt

1985    My Lucky Stars - Com Samo Hung - -Ator e coordenador de efeitos e lutas

1985    Twinkle, Twinkle, Lucky Stars - Com Samo Hung que também dirige e

             coordena os   efeitos e lutas

1985    Pom Pom -Ator , Produção de Samo Hung

1985    The Protector

1985    Heart of Dragon - Com seu amigo Samo Hung

1985    Police Story -Ator , diretor e coordenador de efeitos e lutas

1986    Armour of

1986    Naughty Boys -Produtor e coordenador de efeitos e lutas

1987    Project A II -Ator e coordenador de efeitos e lutas

1987    I am Sorry - Co-Produtor

1987    Dragons Forever - Mais um filme em parceria com seu grande

            amigo Samo Hung

1988    Police Story II -Ator , diretor, escritor e coordenador de efeitos e lutas

1988    Rouge producer

1989    Inspector Wears Skirts - Produtor e coordenador de efeitos e lutas. Com Cynthia Rothrock

1989    Inspector Wears Skirts II -Produtor e coordenador de efeitos e lutas

1989    Outlaw Brothers -Coordenador de efeitos e lutas

1997    Miracles: Mr. Canton and Lady Rose -Ator , diretor, escritor e coordenador de efeitos e lutas

1990    Stagedoor Johnny -Produtor

1990    Armour of God II: Operation Condor -Ator , diretor, escritor e coordenador de  efeitos e lutas

1991    Island of Fire - Em parceria com Samo Hung

1991    Twin Dragons Ator e coordenador de efeitos e lutas

1991    A Kid from Tibet

1992    Police Story III: Supercop -Ator e produção executiva

1992    Once Upon a Time in China II

1993     Actress -Produtor

1993     City Hunter

1993     Project S

1993     Crime Story - Ator e coordenador de efeitos e lutas

1994     Drunken Master II - Ator e coordenador de efeitos e lutas

1994     Rumble in the Bronx

1995     Thunderbolt - Ator e coordenador de efeitos e lutas com Samo Hung

1996     Police Story IV: First Strike -Ator e coordenador de efeitos e lutas

1997     Mr. Nice Guy - Com o amigo Samo Hung na direção.  "Mr. Nice Guy, bom de briga"(titulo no Brasil), é mais um ótimo trabalho  da dupla Jackie e Sammo. Com muitas cenas de ação, lutas   e perseguição o filme tem uma excelente direção de  Sammo Hung que sempre encanta a todos com sua peculiar técnica de fazer cinema. Vale a pena dar um olhada nesse!

1997     Burn Hollywood Burn

1998     Who Am I? - Ator e diretor

1998     Rush Hour - Ator

1999     Gorgeuos 

2000    Shangai Noon - ( Bater ou Correr) - Co-Estrelando Owen Wilson e Lucy Liu - "Divertida história que se passa no oeste americano - Muito boas as coreografias de lutas".

2001    Accidental Spy 

2001    Rush Hour 2

2002    The Tuxedo

2003    -Shanghai Knights
            -The Medallion

2004     -
Around the World in 80 Days
             - The Twins Effect II [The Huadu Chronicles: Blade of the Rose]
             - New Police Story

Para informações atualizadas sobre seus filmes visite o link abaixo (em Inglês)

Site oficial de Jackie Chan

Texto Mestre Gilmar Dantas
www.pakshaolin.org

(Arquivos da Associação Pak Shao Lin de kung fu)