Feng Shui

FENG SHUI - PA KUA

O Feng Shui é uma ciência que determina o comportamento energético do homem em relação ao meio ambiente em que vive, por exemplo, sua casa, seu escritório, posição dos moveis, a decoração em geral.

É uma arte milenar usada desde os primórdios pelos orientais, especialmente os chineses, e a partir do início deste século (XX) era usada também pelos alemães, franceses, italianos e ingleses.

O técnico do Feng Shui ou o operador coloca sua mente em ressonância com as emanações (freqüência) dos objetos ou pessoas pesquisadas.

Para muitos chineses, o Feng Shui é considerado uma arte, para outros uma ciência, pois o método possui suas características peculiares de pesquisa, com as quais determinam a existência de anomalias energéticas localizadas em residências, locais de trabalho, terrenos, etc...

Ao ser utilizado o Feng Shui para realizar uma pesquisa nos vários ambientes de uma casa ou de um escritório, faz-se a princípio uma pesquisa das energias telúricas negativas de solo, através da utilização de instrumentos radiestésicos como pêndulo cromático; determina-se a seguir as influências negativas ou positivas que esta energia exerce no local.

Hoje, no mundo inteiro muitas pessoas adotaram os princípios da radiestesia e do Feng Shui para transformar suas casas poluídas energicamente em casas saudáveis, porque estas são consideradas como se fossem uma espécie de corpo humano, no qual os olhos, o nariz e a boca são como janelas, as portas e outros acessos que permitem que a energia vital possa fluir livremente pela casa.

Dessa forma podem ser determinados os locais onde se concentram as energias que podem influenciar positiva ou negativamente a harmonia da vida, da saúde, da riqueza e da felicidade das pessoas que moram em determinado local. Esta energia vital que corre pelos meridianos do nosso corpo é chamada de CHI, porém esta atua também fora dele, sendo chamada então de energia SHA, que existe em toda parte; encontramo-nos mergulhados nela e, sabendo aproveitá-la, podemos modificar suas características em nosso benefício, somente com a técnica de distribuí-la da forma correta, reorganizando os cômodos, a mobília de nossa casa, de acordo com os princípios do Feng Shui.

O simples fato de mudar alguns móveis de lugar, a posição da cama, a combinação de cores dos móveis, distribuir a decoração de outra forma pode ser positivo e diminuir vários inconvenientes aos moradores de uma casa como, por exemplo; problemas financeiros, problemas de relacionamento, problemas no casamento e até problemas de saúde, que de uma certa forma podem ser atribuídos a casa, quando são ignorados os princípios do Feng Shui.

Existem, porém outros fatores que podem influenciar negativa ou positivamente uma casa e seus moradores, como por exemplo: a localização da casa, sua posição no bairro, o ambiente criado pela vizinhança ou da própria natureza como vales, colinas, rios ou estradas que a cercam e que podem canalizar ou afastar o fluxo das energias vitais SHA na direção da Casa.

(Maria Isabel Carapinha)

O Pa Kua (Ba Gua)

Em quase todas as reportagens e artigos publicados na mídia brasileira e ao redor do mundo sobre Feng Shui existe um elemento comum que acaba parecendo seu sinônimo: as oito aspirações da vida.

Segundo essa teoria, dentro de todas as casas existem oito "cantos", cada um representado por um aspecto de nossa vida: casamento, crianças, saúde, fama, prosperidade, carreira, família, etc..

As pessoas às vezes me perguntam:quando você fizer uma consulta em minha casa, você irá localizar o "canto" da prosperidade e ativá-lo? Ou: está faltando o "canto" do casamento em minha residência e não sei o que fazer.

Poucas pessoas, com absoluta certeza, já pararam e se perguntaram se isso realmente é um fato verdadeiro; digo, se isso faz parte do Feng Shui tradicional. Mas, por outro lado, como as pessoas podem duvidar de um fato, se o mesmo é constantemente divulgado como sendo o Feng Shui real?

Calcular a direção de uma construção utilizando uma bússola não é uma tarefa fácil. Existem muitas interferências eletromagnéticas, dificultando o cálculo. Assim, uma pessoa um dia pensou: Como fazer com que isso fique mais fácil, mais pessoas possam utilizar o Feng Shui e eu possa ficar famoso? Bem, continuou, para que o Feng Shui fique mais fácil, precisa-se alterar um monte de coisas...

No começo dos anos 70, um homem inteligente inventou uma nova escola de Feng Shui, que é muito fácil de entender e utilizar. Qualquer tipo de casa ou construção é dividida em oito setores, as tão conhecidas "oito aspirações da vida". Essa nova escola não utiliza uma bússola para seus cálculos. Ela se baseia unicamente na porta de entrada do local.

Esse homem, chamado Thomas Lin Yun, monge budista do culto Black Sect Tantric Buddhism, introduziu essa nova escola de uma forma maciça em todo os Estados Unidos. Com o tempo, e devido à sua incrível facilidade de utilização, essa técnica difundiu-se para outros países, tornando-se muito conhecida. Pergunte a qualquer pessoas brasileira se já ouviu falar no Feng Shui, e ela dirá que sim, que é aquele assunto sobre os "cantos" disso, "cantos" daquilo.

Alguns praticantes alegam que essa escola de Feng Shui teve sua origem no Tibete. Outros dizem que essas afirmações fazem parte do marketing de exploração da ignorância americana sobre a história chinesa. Alguns são mais honestos em dizer que este tipo de Feng Shui praticado é chamado "Feng Shui criativo". Eles são honestos em dizer que este método nada tem a ver com o genuíno Feng Shui.

O correto seria chamarmos essa nova escola de "Pseudo-Feng Shui" ou "Feng Shui Fast-Food", "Feng Shui para crianças" ou "Feng Shui New Age". Estes são nomes que se adequam às reais características desse sistema. Nada de concreto na relação com os princípios fundamentais.

Acompanhe o gráfico a seguir e veja a relação existente do Ba-Gua Original (o qual eu chamo de Pa-Kua para eliminar semelhanças) com o Ba-Gua inventado:

 

Comparação

 

Conforme o exposto acima, vemos que o "suposto" Ba-Gua nada tem a ver com o verdadeiro Ba-Gua ou Pa-Kua, originado dos trigramas do I Ching. Assim, vale ressaltar que o Ba-Gua no qual aparecem as oito estações da vida NÃO faz parte da tradição GENUÍNA e VERDADEIRA que desenvolveu-se através dos séculos. Abaixo, você pode acompanhar como o verdadeiro Ba-Gua originou-se do I Ching, e como deve ser o Pa Kua para o hemisfério sul.

Ao contrário do Feng Shui genuíno, a nova escola criada cerca de 25 anos atrás - sem nenhuma observação e sem nenhum argumento lógico- necessita que se tenha fé e crença em seus princípios. Na verdade, a única coisa que irá fazer com que essa escola funcione, é a sua fé e a sua esperança. O Feng Shui genuíno NÃO necessita que você tenha fé, ele irá funcionar acredite você ou não. Em NENHUM livro de Feng Shui escrito por antigos mestres de várias dinastias encontramos QUALQUER referência sobre as aspirações da vida.

Não podemos negar que Lin Yun é um homem inteligente. Devemos a ele o fato do Feng Shui ser tão conhecido hoje em dia no ocidente. Alguns fatores introduzidos por Lin Yun são interessantes e úteis. Mas os conceitos de sua escola sobre Yin Yang, Cinco Elementos, Ba Gua, Chi, Psicologia, Teoria das Cores, nos mostram que ele não sabe o que é o Feng Shui verdadeiro.

O leitor poderá, conforme o exposto acima, sentir raiva ou indignação. Saiba que não é meu objetivo atacar as pessoas que trabalham e acreditam no Ba Gua-Oito Aspirações da Vida. Meu objetivo é difundir o "Feng Shui original" sem modificações nem invenções mirabolantes, que o desvirtuam totalmente.

É interessante notar que muitos autores de livros, após escreverem sobre o falso Ba Gua e o terem aplicado em suas próprias casas, chamaram autênticos praticantes de Feng Shui para um trabalho. Ao leitor amigo e sensato, chamo a atenção para uma reflexão sobre os pontos definidos aqui. 

O Pa-Kua é uma poderosa ferramenta de diagnóstico e tratamento no Feng Shui, sendo aplicado em relação às direções cardeais. O Pa-Kua teve sua origem baseada nos trigramas do I Ching. <Sobre o I Ching>

O I Ching é formado por oito trigramas principais, que combinados entre si em todas as possibilidades possíveis, originou os 64 hexagramas (8X8=64). Um hexagrama é formado por dois trigramas.

Cada trigrama é formado por 3 linhas. Assim, temos linhas Yin e linhas Yang. A linha Yin é representada por uma linha partida e a linha Yang por uma linha inteira.

Na tabela a seguir, estão relacionados os oito trigramas:

Trigrama

Nome em chinês

Imagem

Atributo

Chien

Céu

Pai

Kun

Terra

Mãe

Chen

Trovão

Filho mais velho

Sun

Vento

Filha mais velha

Kan

Água

Filho do meio

Li

Fogo

Filha do meio

Ken

Montanha

Filho mais novo

Tui

Lago

Filha mais nova

 

Fu Hsi, que alguns citam como o mais antigo sábio chinês, e algumas vezes citado como sendo o pai da civilização, ordenou os oito trigramas no que é conhecido como "seqüência do Céu Anterior", embora essa não seja a tradução mais apropriada. (o termo será mantido por constar na maioria dos I Ching existentes atualmente).

 

Céu Anterior
(Seqüência do Céu Anterior)

 

 Rei Wang, fundador da dinastia Zhou, alterou a disposição dos oito trigramas, levando ao que é conhecido como "Seqüência do Céu Posterior. Estas duas disposições podem ser encontradas em qualquer livro do I Ching.

 

Céu Posterior
(Seqüência do Céu Posterior)

 

Devemos notar que, nos antigos mapas chineses, a parte superior era representada pelo SUL e a parte inferior, pelo NORTE. Nos mapas modernos, o Norte está na parte superior e o Sul, na inferior. Assim, precisamos girar o Pa-Kua em 180º para facilitar nosso entendimento.

Vemos, assim, que o posicionamento do Pa-Kua em um local deve ser realizado pelas posições cardeais, utilizando-se uma bússola. Qualquer outro método de se posicionar o Pa-Kua está em desacordo com o posicionamento original dos trigramas e, portanto, em desacordo com os princípios tradicionais e genuínos do Feng Shui.

A falta de conhecimento quanto ao Pa-Kua, seu posicionamento e sua relação com um local, tem levado a um entendimento contrário aos princípios do Feng Shui, e também, levado a resultados diferentes dos esperados, algumas vezes muito prejudiciais.

www.fengshui.com.br

Fonte Pesquisada :

<< Maria Isabel Carapinha (é Radiestesista, trabalha com Feng Shui, ministra cursos e atende em São Paulo)
Email: isabel@vidanova.com

Associação Pak Shao Lin de Kung Fu
  
www.pakshaolin.org