Os estilos que ensinamos - Tai Chi Chuan


O Tai Chi Chuan - Video


(Tai Chi Chuan)

O Tai Chi Chuan, que significa suprema força dos punhos, é uma arte marcial chinesa classificada como sendo dos estilos internos.

Sua origem lendária está no ano de 1200 e é atribuída ao mestre taoísta Chang San Feng. Segundo a lenda, mestre Chang que era também um estudioso de kung fu Shao Lin, após observar a luta entre uma garça e uma serpente, criou movimentos corporais surgindo assim o Tai Chi Chuan.

Em suas observações o mestre percebeu que era possível superar a força com flexibilidade, pois essa era a técnica da serpente, que se esquivava dos ataques da garça com movimentos circulares.

Já sua origem histórica está no ano de 1644, com o fundador da primeira escola chamado Chen Wangting. Ele criou o estilo Tai Chi Chuan Chen com características marciais mais fortes em relação a outros estilos de Tai Chi.

Os estilos mais conhecidos e com influencias da escola Chen são:

Escola Yang, fundada por Yang Luchan (1789 - 1872)
Escola Wu, fundada por Wu Jianquan (1870 - 1942)
Escola Sun, fundada no fim do século XIX, por Sun Lutang.

Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua (Oito Tigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Tse, são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.

Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação de estilos de kung fu, e da própria natureza, estudando os princípios da interação entre os diversos elementos naturais. O Tai Chi Chuan se utiliza também de armas brancas como espada, facão e bastão. Subdivide-se ainda nos estilos tradicional e simplificado, este último concebido pelo Comitê Nacional de Esportes da China, como rotina de exibição e competição.

Estudos da medicina tradicional chinesa, revelam o Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que se encontra em nosso interior. Enquanto o kung fu tradicional é caracterizado por seus movimentos vigorosos e rápidos, ideal para praticar naqueles dias em que estamos com muita energia e disposição, o Tai Chi Chuan é caracterizado por movimentos lentos e suaves, ideal para os dias em que estamos mais introspectivos.

Existem muitos estudos científicos comprovando os grandes benefícios da pratica regular do Tai Chi Chuan, entre eles, força muscular, flexibilidade, coordenação motora, concentração, equilíbrio, ajuda a emagrecer, controla o estresse, melhora o sono e tanto outros.
Com o treinamento regular do Tai Chi Chuan, o praticante torna-se equilibrado e calmo internamente. Ficando bem mais preparado para lidar com as situações de estresse do dia a dia, que tantos malefícios traz às pessoas.

Após a prática do Tai Chi sentimos uma gostosa sensação de paz e relaxamento. Apesar do conceito errado de que só pessoas de mais idade praticam Tai Chi, ele é recomendado para todas as idades. Além do que, suas técnicas marciais são também eficazes como forma de defesa pessoal.

Concluindo, o Tai Chi Chuan é um complemento importante e recomendado para aqueles que querem ter um desenvolvimento mais amplo no kung fu tradicional, bem como, para aqueles que buscam somente uma atividade física para melhorar a sua qualidade de vida.

Nossa escola ensina as duas vertentes principais do Tai Chi Chuan, o tradicional e o moderno.

Mestre Gilmar Dantas
Associação Pak Shao Lin de Kung Fu