Os estilos que ensinamos
Qi Xing Tang Lang Quan

Louva Deus  

Estilo muito difundido em todo o mundo, foi criado em torno de 1640 por Wang Lang (Wong Long), monge budista da província de Shandong.

A lenda que deu origem ao Qi Xing Tang Lang Quan (Louva-a-deus Sete Estrelas) se deu quando Wang Lang perdeu um combate para um colega. Confuso e perplexo com a derrota, Wang Lang meditava desesperadamente, a procura de uma solução para melhorar as suas técnicas de combate. Num destes momentos de meditação, Wang Lang foi distraído pelo combate entre um louva-a-deus e uma cigarra. O louva-a-deus, menor e mais frágil, derrotou a cigarra em poucos instantes. Wang Lang capturou o louva-a-deus e começou a observar os movimentos do animal, repetindo-os passo a passo e adaptando para o combate, criando assim um estilo de arte marcial chinesa eficiente.

o que deu surgimento e formação de vários estilos de Louva-a-deus : Qixing (sete estrelas), Meihua (Flor de ameixa), Banguang (Tábua brilhante), Liuhe (seis coordenações), Taiji (Supremo), Mimen (recluso), Babu (oito passos), Changquan (Punho longo), Tongbei (), Hualin (),

O maior nome do Louva-a-deus foi o Grão-mestre Wang Han Xun (Wong Hon Fan), que ensinou o estilo durante muitos anos na Associação de Artes Marciais de Hong Kong, formando muitos professores.

Com o passar dos anos, o legado de Wang Lang foi aperfeiçoado e desenvolvido por diversos mestres de renome, O Qi Xing Tang Lang Quan possui aproximadamente trinta formas de mãos livres e seis formas de armas, e as suas técnicas são compostas por movimentos rápidos, curtos e precisos, onde o atacante penetra por dentro da guarda do adversário, utilizando técnicas de socos, cotoveladas e chutes curtos, que quase sempre culminam com a projeção do adversário ao solo.

Texto André Mattos 
Fonte: www.academiasinobrasileira.com.br
Publicação autorizada

(Imagens dos arquivos da Associação Pak Shao Lin)