Meditação - O poder da meditação (2ª parte)

O PODER DA MEDITAÇÃO

2ª parte – Por Mestre Gilmar Dantas (Associação Pak Shao Lin de kung Fu)

Atenção! Cópia não autorizada pelo autor  para  publicação em qualquer meio de comunicação pública,  é crime previsto na lei
Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998; que trata dos direitos autorais. Portanto,  evite aborrecimentos.  Se houver interesse  
na utilização dos textos ou  imagens que são de nossa propriedade, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.

Os primeiros contatos com a meditação >>>

Pratico meditação desde 1990. Minha mente sempre foi do  tipo inquieta e agitada. Difícil de controlar. O começo foi bastante difícil também. Fiquei muito tempo meditando sem que houvesse qualquer alteração em minha mente. As vezes me sentia como um bobo ali sentado esperando algo inusitado acontecer.  Após cerca de um 1 ou 2 anos de pratica começaram a aparecer os primeiros resultados.

Resultados esses não muito bons. Constantemente minha mente era invadida por pensamentos negativos e freqüentemente de horror mesmo. Muitas  vezes voltava até mais agitado de um trabalho de meditação do que antes de começá-lo.  Essa situação durou alguns meses. Mas eu não desanimei. Continuei a mergulhar fundo nesse universo desconhecido. Comecei a pesquisar e ler bastante sobre a arte de meditar.

Descobri que não há um padrão de resultados definidos para os iniciantes na meditação. Nos estágios iniciais as sensações freqüentemente são diferentes entre as pessoas. Com a pratica constante esses resultados tendem a ficar mais ou menos iguais. Alguns acontecimentos interessantes ocorreram aqui na Assoc. Pak durante os trabalhos de meditação coletiva.

Mas um que provavelmente nunca vou esquecer , foi quando uma aluna após o termino da meditação entrou num estado de possessão espiritual. Em outras palavras, ela comportava-se como estando possuída por um espírito. Foi uma situação muito inusitada para todos que estavam ali presentes. Eu nunca havia me deparado com uma situação como aquela.


Praticando a meditação >>>

Savasana – A posição do cadáver

Pela minha própria experiência recomendo que num primeiro estagio a pessoa tem que aprender a relaxar no que se refere a parte física. Por isso sempre recomendo aos iniciantes que utilizem a posição  “Savasana” (também chamada – Mrtasana).  Sava ou Mrta significa cadáver. A posição do cadáver nada mais é; do que deitar com as costas no chão, pernas estendidas, pés ligeiramente afastados, braços colocados confortavelmente próximos ao corpo com as palmas das mãos voltadas para cima. O iniciante deve mentalmente ir relaxando cada parte do seu corpo. Pés, pernas, braços, tronco, etc. Deve-se prestar muita atenção na respiração que deverá ser a mais suave e profunda possível.

O iniciante deve  ficar nesse trabalho o tempo que for necessário até que ele sinta que já esta conseguindo um bom relaxamento muscular e tranqüilidade mental.

A "Savasana" é uma postura bastante confortável para a pratica da meditação!

 

Padmasana – Posição do lótus

Padma significa lótus. É a posição do lótus. Uma das posições mais conhecidas no que se refere a meditação. Os praticantes intermediários e avançados devem praticar constantemente nessa posição.

Sentado, pernas cruzadas , coluna ereta; (pode estar encostado na parede ou não)  a Padmasana  é uma posição que causa muito desconforto para quem não esta acostumado. Se estiver difícil  para ficar na postura, você pode treinar por algum tempo ficando na  posição,  mas sem meditar.

 

 

<<<  Nem todo mundo consegue ficar na posição do lótus de forma tão perfeita como o iogue demonstra aqui nessa foto. Se for o seu caso, você pode colocar somente um dos pés por sobre a parte interna da coxa, ou simplesmente cruzar as pernas normalmente. Isso não prejudicará o seu treinamento. Com relação as mãos,  elas podem também ficar sobre os joelhos. Ou com as palmas para cima, ou para baixo.

Aprendendo a observar os pensamentos

Após você já ter passado pelos estágios iniciais. Aprendido a ter um bom relaxamento e respirar de maneira correta,  é hora de entrar na “observação dos pensamentos”. Esse método é bastante interessante e vem de técnicas dos monges tibetanos. Deixe sua mente pensar o que quiser. Não importa que tipo de pensamento venha. Simplesmente observe. Aqui as vezes podem vir pensamentos e sensações bastante desagradáveis e negativas como já citei acima  em experiência pessoal minha.

Mas como já disse, cada um é cada um . Com alguns acontece e com outros não. Depois de algum tempo trabalhando nesse estagio é bastante comum você ter a sensação de estar em lugares diferentes  e épocas distantes. Sensação de que seu corpo esta muito grande ou fora da posição que você iniciou a meditação. A mente pode ficar totalmente clara e não escura como de costume. È muito comum também a aspiral de luzes, e a sensação de que se esta viajando pelo universo.   Quando você aprender a observar seus próprios pensamentos significa que você já esta conseguindo se concentrar. Lembre-se não há tempo definido para resultados. Pode levar meses ou anos para que você consiga bons resultados em cada estagio. Você não deve se preocupar com o tempo.
 

Os monges tibetanos conhecem diversas técnicas de meditação >>>

Aprendendo a se concentrar

Agora nesse estagio é hora de se concentrar pra valer. Você deve arrumar algum desenho ou objeto que se identifica muito com você. Observe atentamente todos os detalhes do objeto ou desenho escolhido. Faça isso por um bom tempo antes de iniciar nesse estagio. Quando tudo estiver muito bem memorizado vá para a meditação e concentre-se plenamente no objeto. Vá visualizando em sua mente, todos os mínimos detalhes do objeto ou figura. Não deixe que seus pensamentos desviem nem por um segundo.  Parece fácil, mas é muito difícil para quem esta começando. Quando houver um domínio dessa técnica você conseguira se concentrar praticamente em qualquer lugar que queira. Em ônibus, andando, trabalhando, etc. A partir desse estágio você deverá estar apto para seguir em frente com muitas outras técnicas, como a meditação visualizando energias coloridas com fins específicos e mesmo curativos. Bons exemplos são a luz dourada do sol e a chama violeta.

 

Buscando o Nirvana

No nosso querido dicionário Aurélio a palavra Nirvana significa:
No budismo, estado de ausência total de sofrimento; paz e plenitude a que se chega por uma evasão de si que é a realização da sabedoria. Quietude perpétua , Apatia, inércia. 

Na realidade não dá para descrever o Nirvana.
É um estado supremo e indescritível . Dizem que só quem atingi esse estado, pode saber realmente como é. Não da para explicar por palavras. Nesse tipo de meditação você deverá evitar qualquer tipo de pensamento. É a busca pelo vazio, pelo nada. Se você conseguir ficar insignificantes 10 ou 12 segundos com a mente totalmente vazia, sem pensar em nada; no absoluto vazio; você terá conhecido o nirvana. Quando se conhece o verdadeiro Nirvana, há uma grande transformação mental e espiritual.

Nesses anos todos de meditação ainda não consegui tal proeza. O máximo que consegui foi 1 ou 2 segundos de vislumbre do Nirvana. Mas já deu para sentir algo muito bom. Inexplicável mesmo!

 Aconteceu uma melhora espantosa com a meditação >>>

São excelentes os resultados obtidos com a pratica da meditação. Em meu caso minha mente sofreu uma  grande transformação. Sentimentos de paz, alegria, compreensão, compaixão; são bastante freqüentes agora.  Passei a ter uma melhor visão sobre mim , o universo, Deus, as pessoas, os acontecimentos em nosso mundo. Há também um processo de fortalecimento interior que parece ficar cada vez mais forte com o passar dos tempos.

Continuo tranqüilamente  a minha busca pelo “Nirvana” , não sei  se um dia irei de fato encontrá-lo em sua plenitude. Mas para mim, o que conquistei até agora, já será mais do que  suficiente se caso não encontrá-lo.

Acredito que o leitor através dessas matérias, teve uma boa noção do que é a meditação e os efeitos dela.

É claro que em poucas paginas não da para detalhar todas as técnicas existentes. O que mostrei aqui são algumas coisas desse grande universo. O correto é que você se aprofunde nos estudos, procurando desenvolver-se da melhor maneira possível. Quando  necessário procure um  bom e experiente instrutor para receber orientações corretas. Lembre-se que a mente humana é ainda  um grande mistério para os homens e a ciência . E quando nos referimos a nossa própria mente, somente nós mesmos poderemos navegar nesse vasto oceano . Se navegarmos de forma correta , talvez  um dia consigamos descobrir nossa verdadeira essência.

(Texto -  Mestre Gilmar Dantas - Associação Pak Shao Lin de Kung Fu - Nov/2003)


<<<As perguntas mais freqüentes que me fazem  sobre a arte de meditar >>>
 

1- Posso meditar em qualquer posição, ou tem que ser somente em uma?

R- Você deve escolher aquela em que se senti mais confortável. As vezes variar é legal! Quebra um pouco a rotina. Nos níveis avançados recomendo utilizar a “Padmasana”, posição do lótus. 

2-  E quanto ao tempo de meditação, quanto deve ser?

R – Discordo totalmente do autor citado na reportagem da superinteressante (Victor Davich) propondo uma meditação rápida de 8 minutos. Esse tempo não dá nem pra começar. Isso é coisa de americano mesmo! Na academia freqüentemente fazemos meditações rápidas de 10 a 15 minutos em virtude da escassez do tempo disponível. Sempre falo para os alunos que ali nas aulas (kung fu) é só para o aluno ver como deve ser praticada a meditação. Recomendo um tempo mínimo de 30 minutos e o maximo você define. 

3-  E quanto ao local?

R – Procure um local limpo, arejado, arrumado, silencioso.Tenha em mente que você não poderá ser importunado durante a pratica.  Se puder estar junto a natureza melhor ainda. 

 4- É necessário algum som, mantra, musica?

R- É interessante meditar com som. Mas para quem já esta acostumado tanto faz, com ou sem som!

 5- E quanto a respiração?

R- Existem varias técnicas de respiração (Pranaiama). A respiração calma e profunda pode ser utilizada. Para utilizar-se de técnicas mais avançadas de respiração você deve procurar alguém capacitado e experiente  para lhe orientar. 

6-  Eu posso comer e praticar meditação logo em seguida?

R – Dê preferência deve estar com o estomago vazio, mas não muito. Se estiver com muita fome, coma algo leve, uma fruta por exemplo. 

7 - E necessário vendar os olhos para meditar ?

R – Não necessariamente. Mas com os olhos vendados é mais cômodo porque você impede bastante a percepção da luz; além de não ter que ficar se preocupando em manter os olhos fechados. 

8-  Quanto tempo devo ficar em cada estagio?

R – Isso vai depender muito de você. Você deve sentir que já esta pronto para tentar o próximo passo.

Você nunca deve se preocupar com o tempo. Deixe as coisas acontecerem naturalmente. 

9-  Existem muitas técnicas de meditação. Com qual devo começar?

R-    Existem de fato muitas técnicas de meditação, mas  para os iniciantes e intermediários recomendo essas que citei acima. Funcionam bem e dão ótimos resultados. Para os níveis mais avançados convém procurar um bom mestre para um trabalho mais adequado. 

10-  É necessária alguma preparação antes da meditação?

R- O correto seria tomar um gostoso e relaxante banho. Utilizar uma vestimenta bem leve e solta. Se quiser perfumar o ambiente com um  incenso dará uma sensação muito gostosa durante a pratica. 
 

     11-  Com que freqüência e qual  horário devo meditar?

     R-   O ideal é que se medite todos os dias. Uma vez ao dia e de forma bem feita. Ao nascer do sol é um  bom  momento. A noite também é um bom           momento. 

12-  O que é a Kundalini?

R- Com o auxilio de  técnicas corretas de Pranaiama (respiração)  você poderá despertar uma energia muito poderosa , a “Kundalini”. Ela é uma  energia cósmica divina  existente nos corpos; simbolizada por uma serpente enrolada e adormecida na base da coluna.  Essa energia é extremamente poderosa e se não for corretamente manipulada  poderá ocasionar muitos malefícios ao cérebro do praticante. Corretamente manipulada  ela faz com que o praticante tenha sensações extra-sensoriais incríveis. Promovendo um grande bem estar geral no corpo e na mente. Muitos dizem que o despertar da kundalini é algo perigoso se mal feito. Seria como uma corrente

elétrica  muito forte e potente sendo canalizada para uma pequena lâmpada (cérebro). Resultado! A lâmpada explodiria . O despertar da kundalini é discutido detalhadamente no livro de Arthur Avalon (pseudônimo de Sir. John Woodroffe), The Serpent power – O poder da serpente. 

(Mestre Gilmar Dantas - Associação Pak Shao Lin de Kung Fu)

Página 2 de [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ]