Introdução a história do kung fu

A HISTÓRIA DO KUNG FU

( Por Mestre  Gilmar Dantas - Associação Pak Shao Lin de kung fu)

Atenção! Cópia não autorizada pelo autor  para  publicação em qualquer meio de comunicação pública,  é crime previsto na lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998; que trata dos direitos autorais. Portanto,  evite aborrecimentos.  Se houver interesse na utilização dos textos ou  imagens que são de nossa propriedade, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.

Hoje em dia há muitas discussões entre pesquisadores e historiadores sobre como e quando teria surgido essa arte marcial, e quem a teria criado. 

Eu particularmente tenho uma teoria de que a origem das artes marciais esta em tempos muito antigos. 
Em épocas remotas as antigas tribos já utilizavam diversas técnicas de ataque e defesa, com ou sem armas, e que eram utilizadas em guerras tribais e também na caça. A partir do momento que o homem passou a utilizar seu próprio braço para defender-se de uma paulada na cabeça, esquivar-se de um ataque desferido com alguma arma primitiva, batendo e tentando estrangular seu adversário com as próprias mãos, mesmo sem saber, eles estavam criando ( de maneira rudimentar é claro) o que no futuro seria a arte marcial.

Com o passar dos tempos essas técnicas foram sendo aprimoradas e desenvolvidas, até que um dia se tornaram a arte marcial como a conhecemos hoje. Muitas vertentes, no que diz respeito a arte marcial, foram criadas e também desapareceram juntamente com as civilizações que as criaram, outras sobreviveram até os nossos dias, entre elas a mais antiga e importante, o KUNG FU WUSHU CHINÊS.
Perceba o leitor, que estou me referindo aqui, exatamente ao contexto original do termo "arte marcial", ou seja, arte militar de guerra envolvendo combates corpo a corpo, bem como, a utilização de armas brancas diversas. "Arte marcial" nos dias atuais está mais generalizada, associada a esporte e defesa pessoal, do que propriamente ao seu significado original.

Historicamente falando alguns pesquisadores afirmam que o kung fu WUSHU, foi mencionado pela primeira vez na China pôr volta de 2700a.c. Essa arte teria sido utilizada pelo exército imperial para combater rebeldes que se recusavam a cumprir ordens imperiais. Segundo esses historiadores, os registros encontrados descrevem batalhas com informações sobre os acontecidmentos.

O exército imperial teria facilmente acabado com os revoltosos utilizando técnicas de combate bastante eficientes. Seja na luta corpo a corpo, ou na utililação de diversas armas. Essa arte passou a ser conhecida como kung fu WUSHU.

Existem muitos outros relatos que apontam para diferentes épocas e acontecimentos igualmente importantes e que fazem parte da história dessa maravilhosa arte marcial, mas que não cabe aqui entrarmos em maiores detalhes devido a grande quantidade de informações. Limito-me a este, pôr ser o mais antigo encontrado.

Baseados em todos esses relatos podemos afirmar que o kung fu é a arte marcial mais antiga que existe e sem duvida base inicial de onde surgiram os principais estilos marciais existentes nos dias de hoje.

A palavra "kung fu ", pode ser traduzida como praticante de uma arte. Como pôr exemplo: Um marceneiro - Um sapateiro - Um Pintor , etc.

Já a palavra WUSHU tem um significado mais apropriado para a arte marcial. Pode ser traduzida como, manuseio do conjunto militar.

O termo kung fu ficou muito conhecido aqui no ocidente graças aos inúmeros filmes de Hong Kong que utilizavam essa palavra para designar a arte marcial chinesa e também a Bruce Lee, que ficou mundialmente famoso como o "REI DO kung fu".

Existe uma variedade muito grande de estilos de kung fu provenientes de diversas regiões da China. Nesses estilos encontramos uma infinidade de técnicas marciais de combate. Elas utilizam desde um simples golpe com um dedo até a mais sofisticada técnica de controle da energia interior, ( O C'HI KUN ) capaz de curar ou mesmo matar um homem com um simples golpe.

No kung Fu tradicional, se utiliza varias partes do corpo como instrumento de ataque. São utilizadas técnicas com os punhos, palmas e dedos das mãos, joelhos, cotovelos, cabeçada, chutes, pulos e giratórias diversas com as pernas, rasteiras, etc.

Os pontos para ataques podem ser qualquer parte do corpo, inclusive nos olhos, garganta, área escrotal (região dos testículos), muito eficientes em situações de confrontos com grande perigo. 

Muito conhecidos, são os estilos dos animais como: tigre, macaco, garça, serpente, águia, louva deus, etc. São inúmeras as armas utilizadas no kung fu, muitas delas desconhecidas pela maioria dos ocidentais. Podemos dizer que o kung fu esta dividido basicamente em duas escolas:

-ESCOLA INTERNA :

O Tai Chi Chuan é um bom exemplo dessa escola. É caracterizada pela suavidade dos movimentos . Visa saúde física e harmonia energética com o universo.

- ESCOLA EXTERNA: 

Caracterizada pela agilidade e força física dos movimentos. Nessa escola encontramos os diversos estilos baseados em animais ou não, grande utilização de armas brancas diversas, e uma infinidade de técnicas de combate corpo a corpo.

O KUNG FU ESTILO SHAO LIN DO NORTE 

O estilo ensinado pôr nossa organização é o kung fu Shaolin do Norte, do lendário templo SHAO LIN. Um templo de doutrina Budista .

O templo Shao Lin foi o maior centro de ensino, prática e desenvolvimento da arte marcial que já existiu. Fundado no ano de 495d.c pôr um monge chamado BA TUO, até o ano 525 d.c não há registros que comprovem pratica de arte marcial no templo.

Isso teria ocorrido pôr volta do ano 525 d.c, com a chegada de um monge indiano chamado TA MO (Bodhidarma). TA MO, percebendo a fragilidade física dos monges, que ficavam varias horas do dia em estado de meditação, implantou uma arte marcial de seu conhecimento como forma de fortalecimento físico aos monges.

Com o passar dos séculos muitos estilos de kung fu provenientes de varias regiões da China, foram sendo incorporados e desenvolvidos no TEMPLO SHAOLIN, dando aos monges shaolins um enorme e diversificado conhecimento sobre artes marciais. Isso tudo, somado as doutrinas do ZEN BUDISMO e o TAOÍSMO praticadas no templo, transformaram os monges em verdadeiras lendas vivas de seu tempo. Donos de um total domínio sobre o espírito a mente e o corpo. Era bastante comum se referir a eles naqueles tempos como HOMENS SOBRE-HUMANOS ou OS HOMENS IMBATÍVEIS DE SHAOLIN. Os monges Hai Tank e Ji Lin Hu, nos mostram nesse documentário gravado no templo Shaolin, algumas dessas técnicas incríveis adquiridas com o poder do chi kun marcial. Vendo esses vídeos (links abaixo) entendemos o porque da expressão "sobre-humanos".

 *Vídeo do dedo de ferro , *Vídeo do corpo de ferro,  *Fotos dos monges

Nesses séculos todos são muitas as histórias sobre o templo e os monges Shaolin , mas que não cabe aqui entrarmos em maiores detalhes, devido a grande quantidade de informações. 

Nos anos 30 do século XVIII, houve um grande incêndio que acabou pôr destruir o templo SHAOLIN ( da província de Henan), e muitos mestres e monges morreram. Ergueu-se então um novo templo Shaolin na província de Fukien.

O Abade Chiu Jin,   foi um dos grandes mestres do nosso estilo e na história do Templo Shaolin. Ele era o responsável pela sala SHAOLIN DO NORTE, a qual era sempre dirigida pelo abade superior. Foi um homem de inigualável habilidade técnica e profundos conhecimentos filosóficos. Causou muita polemica em seu tempo ao ensinar também aos leigos sua maravilhosa arte. Na época isso  não era permitido, pois somente pessoas ligadas ao templo podiam receber o conhecimento. A partir do Abade Chiu Jim, surgiu uma nova geração de  grandes mestres que muito fizeram para que essa arte chegasse aos dias de hoje. Para saber mais consulte na página de genealogia, as "Biografias" dos Mestres.

(Arquivos da Associação Pak Shao Lin de Kung Fu)

Visite nossa página "Os estilos que ensinamos" para conhecer todos eles

 

Veja também:

< Kung Fu - Porque treinar na Pak