A história de Bruce Lee (pg 1)

 A História de Bruce Lee

(Por Mestre Gilmar Dantas- Associação Pak Shao Lin de Kung Fu) 

Atenção! Cópia não autorizada pelo autor  para  publicação em qualquer meio de comunicação pública,  é crime previsto na lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998; que trata dos direitos autorais. Portanto,  evite aborrecimentos.  Se houver interesse na utilização dos textos ou  imagens que são de nossa propriedade, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.

 

brucelee10.jpg (21395 bytes)

 

Nome:                     Lee Jun Fan        

Nome Artístico:        Bruce Lee

Nascimento:            27 de novembro de 1940

Local nascimento:    San Francisco - EUA

Local criação:          EUA e Hong Kong

Falecido:                 20 de julho de 1973

Quando falamos em arte marcial qualquer que seja, um nome nos vem a memória rapidamente . Esse nome é Bruce Lee.

Bruce Lee sem duvida nenhuma é o maior nome do kung fu e também um grande símbolo das artes marciais em geral. Alias, fica mais correto dizer que Bruce Lee é o mais famoso artista marcial de todos os tempos. Bruce Lee trabalhou duro praticamente sua vida inteira, para tornar a arte marcial chinesa bem conhecida nos quatro cantos do mundo.

Obviamente existiu e existem muitos grandes mestres dotados de conhecimentos e técnicas simplesmente extraordinários. E que são de fato muito superiores aquelas que Bruce desenvolveu. Eu próprio tive oportunidade de ver , seja pessoalmente ou pôr documentários. São coisas realmente inacreditáveis . E como se diz : " Só vendo para crer". Você pode conferir o que estou dizendo na nossa área de vídeos.

Mas uma coisa é certa, até os dias de hoje no que se refere a kung fu, ninguém ainda conseguiu superá-lo em popularidade, e que vem passando de geração em geração.

Bruce Lee é um dos nomes que ainda vende muito e desperta interesse  nas pessoas, mesmo sendo pessoas de outras gerações que nasceram após a sua morte. Assim como ocorre com James Dean, Elvis Presley, Marilyn Monroe, etc.  Para comprovarmos isso basta digitarmos nos buscadores da internet.  Quando fiz isso no Google (fev/17), obtive:

"James Dean " - retornou cerca de 165 milhões de resultados
"Bruce Lee" - cerca de 133 milhões de resultados
"Marilyn Monroe" - cerca de 32 milhões de resultados
"Elvis Presley" - cerca de 28 milhões de resultados

 Um outro fato interessante , é que uma grande empresa de computação gráfica , estava com um projeto para realizar um filme recriando digitalmente um grande nome do cinema, com técnicas jamais vistas nessa área. Fizeram então uma pesquisa para ver quem o publico escolheria para estrelar esse novo filme. Essa pessoa teria que ser alguém que já estivesse morto. Mais uma vez Bruce Lee ganhou na preferência do grande publico. Ficando na frente de outras grandes personalidades como : Elvis Presley, Marylin Monroe, James Dean e tantos outros.

Bruce Lee é um nome que ainda vende muito.

Bruce Lee recriado em computação gráfica para uma grande campanha publicitária lançada em 2013

Bruce Lee nasceu em 27 de novembro de 1940 no San Francisco's Chinese Hospital ( Hospital Chinês de San Francisco) EUA. Sua mãe a Sra. Grace Lee, o batizou com o nome de "LEE JUN FAN", significando retorno a San Francisco.

 

brucelee13.jpg (11883 bytes)

wb01511_.gif (114 bytes)  ( O Bebê Bruce)

 

Mais tarde Bruce teria seu nome trocado para LEE YUEN KAN. Alguns fãs costumavam chamá-lo de SIU LOONG, que significa "O pequeno Dragão", devido ao fato de Bruce ter nascido no ano e hora do dragão, segundo as tradições chinesas.   Pôr fim veio o ultimo e definitivo nome, BRUCE LEE ; que o consagraria em todo o mundo. Sua família alguns meses depois do nascimento de Bruce, e tendo terminada a turne que faziam nos EUA ( Eles eram artistas da Cantonese Opera Company), resolveu voltar definitivamente para Kong Kong.      

Ainda em fase de amamentação, Bruce enfrentou uma câmera de cinema pela primeira vez. Sua mãe declarou que esse filme foi realizado em 1941 e se chamava "GOLDEN GATE GIRL'S". A mãe de Bruce , a Sra. Grace Lee , conta em seu livro "The Untold Story", que Bruce ainda garoto sempre foi um misto de criança generosa, extrovertida, peralta, inquieta e que muitas vezes canalizava sua grande energia natural para brigar com outros garotos que o provocassem de alguma maneira.  

   

  (Bruce, recém nascido com os pais)    wb01512_.gif (115 bytes)

Um fato engraçado relatado, é que Bruce certa vez trocou toda a mobília de lugar do quarto da empregada. Nesse quarto o interruptor ficava no lado oposto ao da porta de entrada. Quando a empregada entrou e dirigiu-se como de costume para ascender a luz do quarto, foi tropeçando e caindo pôr cima de tudo que era mobília . Somente após ascender a luz ela percebeu que os móveis estavam todos fora do lugar de costume. Ficou furiosa raciocinando logo que aquilo só poderia ser trabalho do travesso Bruce. Sua irmã Phoebe, vitima também das travessuras de Bruce, conta que certa vez ele lhe deu um livro dizendo-lhe que era um livro muito bom e que ela deveria le-lo com bastante atenção. Ao abrir o livro levou um tremendo choque, e Bruce caiu na gargalhada correndo pela casa.

 

brucefami.jpg (13402 bytes)

brucefami1.jpg (22631 bytes)

  wb01511_.gif (114 bytes)  (A direita na foto ,o jovem Bruce com a mãe e  os  irmãos)


Na época da puberdade de Bruce, existiam em Hong Kong centenas de gangues formadas pôr adolescentes e que disputavam seu espaço tentando colocar suas idéias. Muitas dessas gangues eram criminosas e a grande preocupação do governo era manter a ordem publica. Bruce Lee pertencia a um grupo chamado "The Junction Street Eigth Tigers" (Os Oito Tigres da Rua Junction). O grupo tinha um lema: "Lutar pela justiça, pêlos fracos, vencer os desordeiros, um pôr todos e todos pôr um". 

A fama de valente de Bruce crescia na mesma proporção que ele próprio crescia. E as brigas de rua passaram a ser inevitáveis. Certa vez dando uma entrevista para a "Black Belt Magazine" sobre essa época de sua vida, ele confessou que brigava mais pôr vontade de lutar mesmo, do que pôr ideais. Disse ele: - Eu era um Punk e vivia procurando brigas. Muitas vezes usei correntes e canetas que traziam laminas ocultas.

Pôr volta dos 13 anos de idade, Bruce começou a se interessar pelo kung fu . Seu pai passou então a ensiná-lo na arte do Tai Chi Chuan. Ainda na entrevista para a Black Belt Magazine, Bruce declarou que começou a pensar como seria a situação dele em uma briga com algum grupo rival sem a cobertura do pessoal de seu grupo. Ou seja, ele iria apanhar muito.

Isso foi de fato o grande motivo que o levou a procurar o kung fu.

Logo Bruce começou a perceber que o kung fu era muito mais do que ele imaginava que poderia ser e começou a dedicar-se de corpo e alma a essa arte. Como muitos amigos de Bruce declararam, ele comia, bebia e respirava kung fu 24 horas pôr dia.

Aos 15 anos Bruce já tinha um ótimo preparo físico e já impunha aos outros sua forte personalidade. Ele próprio contou que certa vez já cansado de ver o exibicionismo de um instrutor de Tai Chi, que sempre pedia para voluntários golpeá-lo no abdome e depois ironizava a todos , pois ninguém conseguia nem sequer mexê-lo do lugar. Chamando então outro voluntário, Bruce ofereceu-se. Quando o instrutor travou o abdome e pediu para Bruce socá-lo com toda força, Bruce deu-lhe um tremendo soco nas costelas. Imediatamente o homem caiu ao chão dando um estridente grito de dor, para espanto de todos ali presentes. Bruce, ironicamente abaixou-se para ajudar o pobre homem pedindo desculpas e alegando que tinha errado o alvo. Durante praticamente toda a sua adolescência, o jovem Bruce meteu-se em muitas encrencas e brigas. Chegando ao ponto de ir parar em uma delegacia e causando muito constrangimento para sua família. Eles resolveram então que Bruce deveria mudar radicalmente de ambiente. Do jeito que estava, não poderia ficar. Qualquer hora ele mataria alguém ou acabaria morto. O jovem Bruce foi enviado então para os Estados Unidos como forma de se acabar definitivamente com o problema. Com U$$ 100,00 no bolso e uma passagem de terceira classe em um navio cargueiro, Bruce partiu para o novo mundo, sem saber ao certo o que o esperava.

 

 (O Jovem  Bruce, também era um bom dançarino )       wb01512_.gif (115 bytes) 

Bruce Lee gostava muito de boxe. Chegou até a ser campeão em um torneio em Hong Kong. Tinha também uma aptidão natural para dança e segundo dizem, era um excelente dançarino. Dominava bem os estilos mais populares da época. Logo que chegou na América, Bruce se sustentava dando aulas de Cha-Cha-Cha, a dança da moda na época. Pouco tempo depois ele aceitou um convite para trabalhar em um restaurante (O Ruzy Chow's Restaurant), como ajudante e lavador de pratos. Foram dias difíceis esses, tendo que trabalhar duro durante o dia e estudando a noite.

 

brucelee11.jpg (11959 bytes)

 

 

wb01511_.gif (114 bytes) (Bruce com esposa, Linda Emery)

O Pouco tempo livre, era totalmente dedicado a pratica do kung fu. Nesse período em que era estudante, Bruce conheceu Linda Emery, que mais tarde seria sua aluna e posteriormente sua esposa. Bruce formou-se em filosofia pela Universidade de Washington.

Texto: Mestre Gilmar Dantas
www.pakshaolin.org
 

  Pg (1) 1/2/3/4/5