A história de Bruce Lee Pg.4

A HISTÓRIA DE BRUCE LEE  (  PAG. 4)

(Por Mestre  Gilmar Dantas - Assoc. Pak Shao Lin de kung fu)

Atenção! Cópia não autorizada pelo autor  para  publicação em qualquer meio de comunicação pública,  é crime previsto na lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998; que trata dos direitos autorais. Portanto,  evite aborrecimentos.  Se houver interesse na utilização dos textos ou  imagens que são de nossa propriedade, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.

wb01511_.gif (114 bytes) (Bruce Lee em cena de The Way of the Dragon - O Vôo do Dragão)

Esse filme foi rodado em Roma e apesar de ter um enredo bastante simples , agrada bastante. Bruce misturou bem ingredientes como humor, ingenuidade, lutas bem coreografadas , filosofia e claro seu grande carisma pessoal. Para esse filme ele convidou seus amigos karatecas, Chuck Norris e Bob Wall. Note os leitores, nas cenas em que luta com Norris, rodadas no Coliseu , a grande lição que Bruce como um grande lutador, mostra no filme. Se adaptando ao adversário num momento de dificuldade e o respeito com que ele trata seu oponente independente de que arte seja. Em determinada cena, Norris com o braço e perna quebrados já não tem mais condição de continuar lutando. Bruce o olha e faz sinal com a cabeça para que Norris desista . Demonstrando o nobre sentimento da misericórdia. Norris no entanto , se atira em cima de Bruce numa ultima tentativa, pois ele também é um grande guerreiro e quer ir até o final . Bruce estão dá o ultimo golpe e a luta termina nesse momento. Bruce presta então seus respeitos ao grande lutador que esta ali caído aos seus pés. Essas cenas tinha muito a ver com sua própria personalidade como lutador real. É realmente uma seqüência memorável!

 

(Bruce no Coliseu em Roma, nas cenas  memoráveis em que luta com Norris)  wb01512_.gif (115 bytes)

Terminadas as filmagens, Bruce declarou que o filme tinha grande potencial e com certeza chegaria a U$$ 5 milhões em bilheteria. Os críticos o julgaram louco, achando que jamais "The Way of the Dragon", dobraria a renda de "A Noviça Rebelde". Novamente ele estava certo. Logo nas primeiras semanas o filme chegou a 5,4 milhões, calando a boca de muita gente. Na visão de Chow, o mundo agora estava pronto para reconhecer Bruce Lee com um astro internacional. Ele havia chegado a conclusão de que o momento era esse. No entanto, Bruce não queria que seus filmes fossem lançados no ocidente, pôr achar que tinham uma linguagem exclusiva para o publico oriental. Na sua opinião, eles não agradariam ao exigente publico do outro lado do mundo. Mas desta vez ele estava errado. Lançaram "The Fist of Fury" na Europa, EUA e Canada. Para a total surpresa de Lee, o filme foi um enorme sucesso, batendo todos os recordes de filmes orientais exibidos anteriormente. Em seguida foi a vez de "The Big Boss", e logo depois "The Way of the Dragon", repetindo a dose e quebrando novamente recordes de bilheteria. Bruce Lee estava se tornando um grande ídolo internacional e mais e mais pessoas em todo o mundo estavam conhecendo o pequeno dragão e seu carisma envolvente. 

bruce10.jpg (10646 bytes)
Aparecendo em praticamente todas as revistas de cinema de artes marciais , em programas de televisão e sempre dando muitas entrevistas a jornalistas e críticos de cinema, o nome Bruce Lee estava mais conhecido do que nunca pelos quatro cantos do mundo. Em Hong Kong assim como nos EUA, iniciava-se a onda de produtos relacionados ao nome Bruce Lee e que eram vendidos em larga escala, como: camisetas, emblemas, chaveiros, bonés , revistas , etc.

wb01511_.gif (114 bytes) (Bruce Lee com o aluno e amigo Kareem A. Jabbar)

Enquanto isso Chow já tinha planos para o próximo filme da "Concord Films", chamado de "The Game of Death" ("Bruce Lee no Jogo da Morte", aqui no Brasil). Bruce resolveu filmar algumas seqüências que tinha na cabeça, e convidou seu amigo e aluno Kareem Abdul Jabbar (grande astro do basquete americano na época), para participar dessa filmagem teste. Jabbar estava em visita social em Hong Kong e resolveu aceitar o convite do amigo. Quem não gostou muito , foi o empresário de Jabbar, que quase teve um ataque ao saber que um dos jogadores de asquete mais caros mais caros do mundo, estava trocando socos e chutes simplesmente, com o "Rei do kung fu". Ele sabia que eram amigos e era apenas um trabalho cinematográfico . Mas qualquer acidente com Jabbar resultaria em enorme prejuízo para a equipe. Jabbar não tinha autorização para fazer esse tipo de coisa se expondo dessa maneira.

Nesse ínterim as ofertas chegavam aos montes. Produtores de todo o mundo queriam o pequeno dragão. Bruce Lee já valia 1 milhão de dólares no mercado cinematográfico. O que era uma alta soma para os padrões da época. Muito feliz ele curtia cada momento dessa nova fase em sua vida.

 

 

Mas nada lhe dava mais prazer, do que saber que muitos produtores americanos também o queriam.

Os mesmos que sempre o discriminaram e duvidavam de seu sucesso, estavam todos ali, batendo a sua porta. Entre eles a problemática Warner Bros, que havia causado tanta tristeza em Bruce.                                                          

O Produtor executivo da Warner ,Fred Weintraub, foi a Hong Kong exclusivamente para mostrar a Bruce o projeto de "Enter the Dragon" (Operação Dragão" aqui no Brasil). Que seria até então, o filme mais caro sobre artes marciais nunca antes realizado. Uma grande produção para o gênero. Bruce e Chow adoraram o projeto e voaram para os EUA para assinarem o contrato, adiando assim a realização de "The Game of Death".

brucelee18.jpg (26221 bytes)

 

(Cartaz promocional de Operação Dragão)    wb01512_.gif (115 bytes)

Bruce Lee atirou-se de corpo e alma na realização desse novo projeto, e estava absolutamente certo de que esse filme o consagraria definitivamente como grande astro internacional de primeira grandeza. O filme teve um orçamento inicial de U$$ 600.000,00.  O que era uma boa quantia para a época se levarmos em conta que um filme de James Bond tinha uma média de 1 milhão de dolares de orçamento inicial por filme. Bruce sugeriu e indicou os nomes de pessoas com quem gostaria de trabalhar. Entre eles, John Saxon ( Conhecido ator e estudioso de artes marciais), Jim Kelly (campeão internacional de Karate 1971), Bob Wall (campeão profissional de Karate norte-americano 1970), Peter Archer (campeão de Karate amador), Yang Sze (mais conhecido como Bollo, aqui no Brasil) varias vezes campeão de Shotokan do sudeste asiatico e Angela Mao (faixa preta de Hapkido, campeã de Okinawa) que fez o papel da irmã de Lee no filme. Foram contratados mais de 200 extras e Bruce era também o principal responsável pelas coreografias e seqüências de lutas. O enredo do filme é muito parecido com as histórias de James Bond. Lee como agente secreto infiltrado, tenta arranjar provas para acabar com o maldoso e poderoso Hans, o vilão do filme.

brucelee5.jpg (30737 bytes)

wb01511_.gif (114 bytes) (Bruce na inesquecível cena do labirinto de espelhos)

Dono de uma ilha fortaleza localizada próxima a Hong Kong e usada como fachada para seus negócios ilícitos . Hans, como apreciador de artes marciais, promove um grande torneio em sua ilha convidando vários artistas marciais de todo o mundo . Bruce então é infiltrado como agente especial do governo americano. O filme realmente é muito bom. Um verdadeiro clássico do cinema de artes marciais . Eu particularmente já vi umas 15 vezes. Após o termino das filmagens, Bruce muito orgulhoso de seu trabalho teria dito: -Realmente foi o melhor filme da minha vida. Tenho a certeza de que chegara fácil aos U$$ 20 milhões. O Pessoal da Warner concordava plenamente com ele. Muitos homens de cinema já diziam que Bruce tinha muito potencial a exemplo de Clint Eastwod e John Wayne valendo seu peso em ouro. Infelizmente Bruce não viveu para ver o enorme sucesso que faria no mundo. Somente nos EUA , nas primeiras semanas "Enter the Dragon", chegou a U$$ 3 milhões. Na Inglaterra ficou varias semanas nas principais salas de cinema , sempre com casa cheia. O Sucesso também se repetiu em vários países da Europa. 

Batendo recordes principalmente na Itália, Espanha e Alemanha. Atualmente estima-se que esse filme já tenha arrecado em torno de U$$ 500 milhões de faturamento, pela comercialização e venda de direitos de exibição pelo mundo afora. Uma marca extraordinária para filmes do gênero.

 

(Bruce posando para fotos, no intervalo das filmagens de Operação Dragão)  wb01512_.gif (115 bytes)

O Interessante é que "Enter the Dragon", na época não conseguiu no oriente superar "The Fist of Fury". Talvez pelo fato de que o publico oriental ainda não estivesse acostumado com uma visão ocidentalizada de filmes de arte marcial.

De qualquer forma chegou a U$$ 4 milhões em Hong Kong e nas Filipinas foi proibido pôr julgarem o filme violento de mais, com cenas de sexo, e com forte apelo a cultura ocidental. Coisas da época!

 

Texto: Mestre Gilmar Dantas
www.pakshaolin.org
 

brucelee3.jpg (27600 bytes)
Pg (4) 1/2/3/4/5