A história de Bruce Lee (pg 3)

A HISTÓRIA DE BRUCE LEE ( PAG. 3)

(Por Mestre  Gilmar Dantas - Assoc. Pak Shao Lin de kung fu)

Atenção! Cópia não autorizada pelo autor  para  publicação em qualquer meio de comunicação pública,  é crime previsto na lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998; que trata dos direitos autorais. Portanto,  evite aborrecimentos.  Se houver interesse na utilização dos textos ou  imagens que são de nossa propriedade, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.

 

wb01511_.gif (114 bytes) (Bruce Lee como Kato, O herói mascarado)

Quando "The Green Hornet" estreou no oriente bateu todos os recordes de audiência tornando Bruce Lee um grande herói para o publico oriental. Rapidamente começou-se a comercializar vários produtos com a marca Kato, como: nunchakus de plástico, mascaras, bonés, camisetas, revista em quadrinhos, brinquedos, etc. Em Hong Kong nessa época , era muito comum nas ruas se ver garotos brincando de herói Kato. Aproveitando a grande popularidade de Bruce no oriente, a 20th Century Fox fez uma grande campanha publicitária a titulo de promoção da série.  

(Revista em quadrinhos "The Green Hornet - O besouro Verde)      wb01512_.gif (115 bytes)

Derrepente Bruce se viu dando inúmeras entrevistas e apresentando-se em diversos lugares. Em uma dessa apresentações no programa de TV "Enjoy Yorself Tonight" ele fez a celebre demonstração da técnica de seu soco, quebrando 5 tábuas de uma polegada cada, numa curta distancia.      

katorevista.jpg (19898 bytes)

kato2.jpg (18689 bytes)

wb01511_.gif (114 bytes) (Foto Promocional da série The Green Hornet )

 

Bruce decidiu então que voltaria para os EUA e chegando lá teve uma grande decepção, pois não lhe davam a chance que ele precisava para mostrar todo o seu potencial . O máximo que conseguiu foram algumas pontas em filmes de pouco sucesso e trabalhos como coreógrafo de lutas. Desanimado e desabafando Bruce diria: -Afinal quem quer ver um ator chinês em Hollywood? Como as coisas não andavam como ele queria, voltou a fazer algo que sempre gostara, ou seja, ensinar kung fu. Muitos nomes famosos do cinema começaram a treinar com ele.

Steve Mc Queen, James Corburn, James Garner foram alguns desses nomes. Com o passar dos tempos esses atores se tornaram grandes amigos de Bruce e lhe deram uma mãozinha para que voltasse as telas em filmes de melhor nível. A série "Long Street", com James Franciscus , foi sua primeira grande oportunidade para atuar num filme. Seriam 4 episódios de participação, mas Bruce se saiu tão bem, que os críticos americanos elogiavam a sua atuação. O "New York Times", chegou mesmo a sugerir que Bruce deveria ter sua própria série. Aproveitando-se de seu reconhecimento, Bruce enviou a Warner Bross um projeto para fazer uma série sobre os monges Shaolins e deu várias dicas de como seria esse projeto. Recebeu uma promessa de que eles produziriam a série e Bruce seria o ator principal assim como consultor geral do filme. Enrolaram Bruce o máximo que puderam. Linda Lee, conta que Bruce quase teve um ataque do coração ao ver o anuncio na TV, sobre a serie que estrearia em breve naquele canal. Estrelada então pelo desconhecido David Carradine, a serie "Kung Fu" teve 60 episódios. Exibida de 1972 a 1975, tornou-se um grande sucesso mundial. Este sem duvida foi um dos piores dias na vida de Bruce. Ele se sentiu traído, usado, descriminado, revoltado com tudo e todos. Estava claro para ele, que não o quiseram como protagonista da serie, por puro preconceito. Mas ele jurou que um dia todos iriam saber quem era Bruce Lee e, ele iria ter o reconhecimento que merecia.
(A serie de TV Kung Fu, idealizada por Bruce Lee foi um grande sucesso mundial)  wb01512_.gif (115 bytes)

Apesar de no ocidente as coisas não estarem de acordo como Bruce queria que estivessem, no oriente ele ainda era um grande ídolo. E esse fato fez com que muitos produtores de lá começassem a assediá-lo para que aceitasse trabalhar em seus filmes. Bruce decidiu então em fazer um filme com Raymond Chow , cabeça da produtora "Golden Harvest". Antes mesmo de assinar contrato com Raymond, Bruce sempre dizia que um dia seria um superastro de cinema a nível internacional a exemplo de seus ídolos , Clint Eastwood e Charles Bronson. Certa vez declarou isso a um produtor cinematográfico norte-americano que riu em sua cara dizendo: -Eu acho muito difícil um chinês ser um grande astro internacional. O publico ocidental não esta acostumado com isso.

Convictamente , Bruce lhe respondeu: - É o que veremos meu amigo!

Bruce viajou então para uma pequena aldeia no exterior de Bangkok Tailândia onde seria filmado "The Big Boss" ( "O Dragão Chinês ",aqui no Brasil). O enredo do filme era considerado medíocre para os padrões ocidentais e também para Bruce, que teve que fazer uma série de modificações no roteiro original, para que o filme chegasse mais próximo desses padrões.

Lee sofreu muito durante as filmagens . Havia muita umidade , o clima era sufocante, sem falar na falta de alimentos. A alimentação da equipe se resumia a arroz e vegetais. Baratas, mosquitos e lagartos perturbavam quase que 24 horas pôr dia. Não havia nem um tipo de comunicação com o resto do mundo . Era deprimente para Bruce ver toda aquela situação muito diferente do que ele conhecera em Hollywood . Ele chegou a perder 4 quilos devido a todos esses problemas. Terminado o filme, tanto Bruce quanto Chow acharam que o filme tinha ficado razoável pelo menos os gastos seriam recuperados.

brucelee21.jpg (15106 bytes)

 

wb01511_.gif (114 bytes) ( Cena do Filme The Big Boss)

O fato é que "The Big Boss" foi um estrondoso sucesso no mundo oriental. Em Hong Kong chegou até superar "A Noviça Rebelde" em bilheteria. O filme continuo quebrando recordes em vários países do oriente. Mais de 1 milhão e meio de pessoas o assistiram em seu primeiro lançamento. É claro que todo esse sucesso, foi graças a Bruce Lee, que com seu carisma e profissionalismo trabalhou muito para que o filme ficasse pelo menos um pouquinho parecido com as produções ocidentais. Paralelo a esses acontecimentos, nos EUA a série "Long Street" continuava em alta e os produtores procuravam Bruce para participar de mais alguns episódios. Voltando então para Hollywood , ele participou de mais 3 episódios. Pouco tempo depois a série sairia definitivamente do ar pôr problemas diversos. Bruce cansado então de esperar pelas indefinições dos produtores americanos, que não se decidiam se iriam ou não contratá-lo para novos projetos, retornou para Hong Kong para fazer seu segundo filme pela "Golden Harvest", originalmente intitulado "The School for Chilvary". Posteriormente durante as filmagens, o titulo foi trocado para "Fist of Fury", (no Brasil foi exibido com o titulo de "A Fúria do Dragão").

 (Bruce Lee na cena final de Fist of Fury)  wb01512_.gif (115 bytes)

Com uma produção bem mais cuidada e Bruce tendo total liberdade para fazer e desfazer o que ele quisesse no filme, Fist of Fury superaria em muito o filme anterior The Big Boss. Com um roteiro considerado bom até para os exigentes padrões ocidentais e o talento marcante de Bruce Lee, Fist of Fury quebraria novamente todos os recordes nas bilheterias do oriente. Segundo depoimentos de amigos de Bruce, ele se entregou de corpo e alma na realização desse filme. A história tinha muito a ver com ele e o preconceito racial que sempre sofrera nos EUA. O roteiro tem um lado político social que propositadamente faz pensar sobre esse tipo de preconceito. 

Nas Filipinas o filme ficou em cartaz pôr 6 meses sempre com casas lotadas. Na estréia em Singapura, causou um verdadeiro reboliço na região, com enormes congestionamentos e ingressos que eram vendidos no mercado negro, pôr até 20 vezes o valor da bilheteria. A fama e popularidade de Bruce subiu as alturas. Ele havia se tornado o maior astro oriental de todos os tempos. Choviam ofertas de todos os tipos para que Bruce aceitasse fazer algum tipo de trabalho. Ele confessou que nessa época ficou meio que desorientado e não sabia mais em quem confiar. Dava-lhe a impressão que todos queriam somente tirar vantagens dele. Chegou até a desconfiar de velhos amigos. Estranhos o abordavam lhe oferencendo somas altas em dinheiro para que Bruce fizesse todo o tipo de coisas. Queriam explorar seu nome e sua fama. No entanto, ele sempre confiou em Raymond Chow, que lhe dava bons conselhos com relação aos cuidados que precisava ter com sua reputação, e usar sua imagem da mehor maneira possível.

Chow confessou que gostava muito de Bruce, mas que também não estava mais conseguindo lidar com toda aquela situação . Afinal de contas ele recebia ofertas milionárias que certamente Chow não tinha condições de cobri-las. Os dois encontraram então uma solução para resolver toda essa situação. Resolveram formar uma companhia, a "Concord Films", cujos lucros seriam divididos entre os dois. Bruce ficou satisfeitíssimo. Além de lucros maiores ele poderia atuar plenamente como roteirista, bem como diretor e ator. Ou seja, liberdade completa para desenvolver suas idéias. Iniciou-se então as filmagens de "The Way of the Dragon", (" O Vôo do Dragão ", aqui no Brasil) .  

Texto: Mestre Gilmar Dantas
www.pakshaolin.org
 

Pg (3) 1/2/3/4/5