A história de Bruce Lee -Pg. 5

A HISTÓRIA DE BRUCE LEE (PAG. 5)

(Por Mestre Gilmar Dantas- Assoc. Pak Shao Lin de kung fu)

Atenção! Cópia não autorizada pelo autor  para  publicação em qualquer meio de comunicação pública,  é crime previsto na lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998; que trata dos direitos autorais. Portanto,  evite aborrecimentos.  Se houver interesse na utilização dos textos ou  imagens que são de nossa propriedade, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.

wb01511_.gif (114 bytes) (Cena de Operação Dragão - Onde Bruce Lee utiliza tão habilmente os Kalis - Arma Filipina)

Pouco antes e mesmo durante as filmagens de " Enter the Dragon", a pressão sobre Bruce já estava chegando a níveis insuportáveis, segundo sua própria visão. Sua privacidade deixara de existir . Era freqüente o assédio pôr parte de fãs, jornalistas, produtores e gente do cinema, sempre querendo sua presença em eventos e festas de todos os tipos. Bruce declarou certa vez, que não gostava muito dessas festas. Ele se sentia mal, tinha que usar roupas que não gostava , tinha que responder sempre as mesmas perguntas aos jornalistas , tinha que estar sorrindo para tudo e todos, sem falar nas intermináveis sessões de fotos. O que ele gostava mesmo, era de reunir seus amigos e ficar bem a vontade discutindo sobre filosofia, cinema, musica, esportes e artes marciais, claro. Eram frequentes também, lutadores que vinham desafia-lo achando que Bruce era somente um fanfarrão. Muitas vezes essas pessoas o insultavam em público, ofendendo sua honra e de sua familia. Bruce perdia a paciência e partia para luta dando verdadeiras surras nessas pessoas. Relatos dizem, que muitas dessas lutas não passavam de 5 segundos. Mal de via o que estava acontecendo e derrepente lá estava mais um desafiante nocauteado no chão. Mesmo durante filmagens ocorriam esses desafios, Bruce ficava irritado com as provocações, mandava parar tudo e e ia lutar com esses lutadores. Somando-se a isso o fato de que Bruce já era uma personalidade bastante famosa e que tinha um temperamento bastante explosivo, a imprensa sensacionalista da época passou a persegui-lo praticamente em todos os lugares em que fosse. Sempre haviam fotógrafos (tipo esses paparazzis) a esperar pôr acontecimentos que certamente seriam manchetes nos jornais e noticiários.

Bruce certamente colaborava bastante para toda essa situação. Muitas vezes demonstrou em publico ser um pessoa muito temperamental e explosiva. Segundo relatos que encontrei , certa vez Bruce participava de um programa de TV em Hong Kong, onde estavam também muitos artistas marciais. Um velho mestre desafiava a todos os presentes para que tentassem desequilibrá-lo da posição de luta em que estava . Depois que todos tentaram sem sucesso chegou a vez de Bruce, que simplesmente chegou perto do homem, deu-lhe um tremendo soco que o fez cair rapidamente ao chão sentindo muita dor.

Quando lhe perguntaram o porque de toda aquela agressividade, ele respondeu: "Bruce Lee não empurra, soca".

Durante as filmagens de " Enter the Dragon", ele arrumou confusão com o produtor Fred Weintraub e o escritor Michael Allen. Bob Wall (campeão de karate profissional americano), foi o responsável pelo ferimento que Lee recebeu na mão, durante a cena em que Bob Wall parti para cima dele com cacos de garrafas quebradas. Esse incidente, intencional ou não, interrompeu as filmagens pôr vários dias, até que Bruce se recuperasse. Na época houve boatos de que Bruce e Bob, teriam se desentendido. Esses boatos eram tão absurdos, que diziam até que Bruce queria matar Bob. No futuro Bob Wall faria declarações em suas entrevistas, dizendo que realmente ocorreu esse boato e que fora espalhado pelo diretor Robert Clouse. Alias, Bruce não estava se dando bem com o diretor Clouse. Achava ele um péssimo diretor para o tipo de fime que estavam fazendo. Viviam discutindo em público durante as filmagens. De qualquer forma Bob e Bruce sempre foram bons amigos e se divertiam com os falatórios.

É claro que não podemos julgar Bruce como sempre sendo o culpado pôr tudo. Mas com certeza não era uma pessoa muito fácil para se lidar. Mas se pensarmos bem, todos nós temos nossos defeitos e ele tinha os dele também. 

 
Nos meses que antecederam sua morte, Bruce estava vivendo uma fase que misturava ansiedade, stress e agitação. Segundo Linda Lee, ele queria abraçar o mundo com as mãos e não queria deixar escapar nada. Treinava duramente varias horas pôr dia. Passava noites em claro, trabalhando em projetos de filmes . Muitas vezes Bruce acordava a noite com insônia , e ia para sua sala de treinamento onde ficava se exercitando até o amanhecer do dia. Alguns de seus amigos contaram que ele estava com uma espécie de mania de perseguição. A coisa piorou mesmo, quando no aeroporto de San Francisco, uma bala perdida passou bem próximo a Bruce. Essa história nunca foi bem esclarecida, e até hoje não se sabe direito o que aconteceu de fato. Depois desse acontecimento, amigos de Bruce tinham supeitas de que ele estava andando armado, onde quer que fosse. Bruce vivia preocupado e começou a perder bastante peso. Qual seria o motivo de toda essa agitação e preocupação? Afinal, Bruce estava no topo agora. Todos sabiam que "Operação Drãgão", seria um grande sucesso mundial quando fosse lançado. Bruce deveria estar aproveitando esse grande momento em sua vida, mas não era isso que estava acontecendo.

Um outro fato muito interessante é que Bruce fez um seguro de vida milionário também nessa época. Uma das perguntas mais freqüentes que me fazem é : Como morreu Bruce Lee? É até certo ponto engraçado as muitas versões que existem, de como teria morrido o lendário rei do kung fu. Já ouvi histórias absurdas como: morte pôr drogas, envolvimento com a máfia, suicídio, pacto com o demônio, marido traído, acerto de contas, etc.

 

brucefami2.jpg (24808 bytes)

wb01511_.gif (114 bytes) (Bruce com a esposa Linda e seus filhos, Brandon e Shannon)

Fantasias a parte, vamos então aos fatos plausíveis e comprovados. Em maio de 1973 , Bruce estava em uma sala de dublagem quando teve um ataque e caiu no chão. Com acessos de vômitos e convulsões ele mau conseguia respirar . Levado as pressas para o hospital, os especialistas constataram que havia alguma coisa errada com seu cérebro. Medicado , Bruce recuperou-se e foi orientado a fazer exames mais detalhados. Ele decidiu fazer esses exames com os maiores médicos dos EUA. Formou-se então uma junta médica com grandes especialistas para um check-up completo, mas nada encontraram. Chegaram a conclusão de que Bruce tinha uma excepcional forma física de causar inveja a qualquer jovem de 18 anos. Associaram o problema a uma simples estafa física e mental . Bruce retornou então as suas atividades normais . 

Cerca de dois meses depois, Bruce tinha ido ao apartamento da atriz Betty Ting Pei para acertar detalhes sobre a participação dela no filme " The Game of Death" (Bruce Lee no Jogo da Morte). 
Por volta das 19h30, queixou-se de fortes dores de cabeça. Betty resolveu lhe dar uma espécie de aspirina chamada " Equagesic" e, pediu para que Bruce deitasse um pouco que logo a dor pararia. Cerca de 2 horas depois, Betty foi acordá-lo , pois seu amigo o produtor Raymond Chow havia chegado, e eles tinham um compromisso marcado. Perceberam logo que algo de grave havia acontecido, pois não conseguiam acordar Bruce de maneira nenhuma . Mesmo molhando ou dando tapinhas em seu rosto. Chamaram imediatamente um médico, e logo em seguida Bruce foi removido para o Hospital Rainha Elizabeth, onde veio a falecer em 20 de julho de 1973. A causa da morte foi edema cerebral. Mas o que causou esse edema não se sabe ao certo. As duas autópsias feitas, uma em Hong Kong e a outra em Los Angeles, contaram com a participação de grandes médicos de renome internacional que estudaram cuidadosamente o caso. Chegaram a conclusão de que a "Causa Mortis" aparentemente foi devido a uma hipersensibilidade aos meprobamatos ou aspirina. Quando a noticia foi divulgada, no mundo inteiro as pessoas achavam que era algum tipo de boato ou brincadeira de mau gosto. Era difícil de acreditar que um homem como Bruce Lee estivesse morto devido a uma enfermidade qualquer. Mas era verdade. O pequeno dragão havia partido. E para sempre.

Foi grande a comoção e tristeza de todos, quando do lançamento de Operação Dragão, Bruce Lee já havia morrido e o filme fez um grande sucesso mundial. Finalmente Bruce chegará onde sempre sonhou chegar, mas infelizmente o destino não quis que ele desfrutasse desse momento.

 

Em Hong Kong, o corpo foi exposto para visitação publica em caixão aberto . Posteriormente seguiu para Seattle (EUA), onde foi enterrado. Cerca de 120 policiais trabalharam para manter a ordem durante a cerimônia fúnebre. Milhares e milhares de pessoas esperavam pacientemente para dar o ultimo adeus ao grande ídolo. No filme The Game of Death - Bruce Lee no jogo da Morte, muitas daquelas cenas da cerimônia fúnebre são verdadeiras. Dá para ver ligeiramente o rosto de Bruce Lee dentro do caixão. Linda Lee o vestiu com a calça e o paletó usados no filme "A furia do Dragão"( Fist of Fury). 
brucelee15.jpg (29433 bytes)
Os grandes astros do cinema americano na época , Steve MacQueen e James Coburn prestaram sua ultima homenagem ao ajudar a carregar o caixão do amigo morto. Juntamente com eles, um humilde dono de mercearia e também grande amigo de Bruce , chamado Taky Kimura. Bruce tinha apenas 32 anos de idade. Até os dias de hoje o túmulo de Bruce já foi visitado pôr milhares e milhares de pessoas e provavelmente continuara sendo pôr muito e muito tempo.
bruceleetumul.jpg (22172 bytes)

wb01511_.gif (114 bytes) ( O tumulo de Bruce Lee nos EUA)

Alguns anos depois da morte de Bruce, o produtor Raymond Chow resolveu terminar " The Game of Death" (Bruce Lee no Jogo da Morte) , criando uma história na qual seria adaptada as cenas que Bruce tinha rodado como testes. Se o leitor observar nesse filme , na parte em que Bruce enfrenta Kareen Abdul (seu amigo, jogador de basquete), durante praticamente toda a luta Kareen Abdul permanece sempre de óculos escuros. O fato é que ele sempre teve problemas visuais e luzes fortes o incomodavam bastante. E como eram simples cenas de testes para analises, Bruce permitiu que ele ficasse com os óculos na maior parte do tempo. Quem não conhece os fatos , logo fica pensando que a cena ficou mal feita, pois Kareen leva um monte de golpes no rosto e os óculos nunca caem. Fizeram muitas montagens nesse filme utilizando imagens verdadeiras de Bruce, mais algumas não ficaram tão boas. Observe atentamente a cena onde o personagem Billy Lo esta em um camarim enfrente a um espelho conversando com o homem da bengala ( Hugh O'Brien). Dá para notar muito bem que tentaram sobrepor a imagem da cabeça de Bruce no corpo do ator Tong Lung . Alias o verdadeiro Bruce Lee realmente só aparece nos minutos finais do filme .

Mesmo assim, na ultima cena onde ocorre a luta com o ator americano Hugh O'Brien (o homem da bengala), já não é mais Bruce e sim o ator  Tong Lung.   Inexplicavelmente quando  o filme foi exibido na TV cortaram a seqüência onde Bruce luta com Dan Inosanto utilizando nunchakus. Voltando ao ator Tong Lung , sua participação interpretando o personagem Billy Lo foi muito boa nesse filme.  Observe as cenas no vestiário do ginásio onde ele luta com Bob Wall, o karateca.

(Bruce e seu amigo Kareen Abdul no "Jogo da Morte")     wb01512_.gif (115 bytes)

Tong Lung foi obrigado a interpretar praticamente todo o filme disfarçado. Ora com óculos escuros, outras vezes com óculos e barba postiça. Isso se deve ao fato de que propositadamente os produtores queriam que se pensasse que era o verdadeiro Bruce Lee, que ali estava. Até que dá para enganar bem aos menos avisados. Observe também a presença de Sammo Hung na cena em que luta com Bob Wall no ringue. O filme tem uma boa produção e direção, que ficou a cargo de Robert Clouse , o mesmo de "Operação Dragão".
Devido ao enorme sucesso de " The Game of Death", foi feito " The Game of Death II" . Novamente utilizaram muitas imagens de Bruce de outros filmes e também cenas inéditas não utilizadas. Infelizmente Bruce não aparece lutando em nenhuma delas.

brucelee22.jpg (22800 bytes)

Destaco novamente a grande performance técnica do ator principal Tong Lung ,que dessa vez aparece de cara limpa nesse filme, interpretando agora Bobby Lo ( Irmão de Bruce Lee). Todo o elenco é composto de gente de primeira linha em se tratando de kung fu. As coreografias de lutas são de muito boas, ótimo nível e de grande dificuldade técnica. Veja a seqüência rodada em uma estufa de plantas onde Tong Lung luta com Casa Nova (mestre em Tae Kwondo). A performance técnica dos dois é excelente. As cenas na cidade onde Tong Lung luta com vários bandidos, ótimas também.

Observe também as cenas onde ele sai do elevador subterrâneo e começa a lutar com muita gente.

Há ainda a excelente seqüência onde Lung acerta de verdade o outro ator provocando um acidente real nas filmagens. Esta cena é aquela onde ele luta com o homem forte trajando roupa de pele. O homem pega então uma grande caixa para atirá-la em cima de Lung. Tong Lung dá uma voadora atravessa a caixa e acerta em cheio a cabeça do pobre homem. Tente observar em câmera lenta. O leitor verá bem esse detalhe. Muito bom também é o vilão ( o cabeludo de bigode ) que juntamente com Lung fazem uma difícil e longa seqüência de luta coreografada no final do filme.

 

brucelee19.jpg (24224 bytes)
Vale lembrar, que antigamente quase não existiam efeitos diversos como os que existem hoje , e que fazem os lutadores dos filmes atuais parecerem extremamente rápidos e fortes. A coisa naquela época era feita na raça mesmo, ou seja, o lutador tinha que ser bom porque a câmera registraria exatamente a realidade de sua performance. Dai o mérito de "The game of death II" e dos grandes filmes realizados até o final dos anos 80, como os de Bruce Lee  e de tantos outros, que sempre procuraram mostrar um lado mais realístico do kung fu Chinês. Hoje em dia se utilizam muitos efeitos, seja com computação gráfica, cabos de aço finos ou mesmo com jogos de câmeras, fazendo sequências bem curtas das lutas com inúmeros cortes. Portanto, qualquer um com uma certa habilidade marcial e nas mãos de um bom diretor, na tela pode facilmente parecer um grande mestre de artes marciais.
 
Texto:Mestre Gilmar Dantas
www.pakshaolin.org 

 

Veja abaixo um excelente vídeo do nosso canal, com o grande Bruce Lee em ação. Imperdível!

 

Veja agora a filmografia completa de Bruce Lee

Como ator infantil/adolescente

- Golden Gate Girl''s (1941)

- Birth of Mankind (1946)

- Kid Cheung (1950)

- Blame it on father (1953)

- In the Face of Demotion (1953)

- A Mother's Tears (1953)

- An Orphan's Tragedy ( 1955)

- We Owe it on our Children (1955)

- Love ( 1955)

- Too Late for Divorce (1956)

- The Thunderstorm (1957)

- The Orphan ( 1957)

Já na idade Adulta

- The Green Hornet ( 1967 ) - O besouro Verde

- Ironside, Blondie e Batman (1968) - Participação especial

- Marlowe (1969)

- Longstreet (1970)

- The Big Boss ( 1971 ) - O Dragão Chinês

- Fist of Fury (1971 ) - A fúria do Dragão

- Way of The Dragon ( 1972 ) - O vôo do Dragão

- Enter the Dragon ( 1973 ) - Operação Dragão

- Game of Death ( 1973 ) - Bruce Lee no Jogo da Morte (Bruce aparece mesmo nos minutos finais do filme)

- Game of Death II - O jogo da Morte II ( as imagens de Bruce são de outros filmes)

Vale a pena ver também

- Bruce Lee - The Man and the Legend : (1973 ) - Documentário

- Bruce Lee - The Legend (1977 ) - Documentário

- Dragon - The Bruce Lee Story (1993)  -  Filme que conta a história da vida de Bruce.    Produção americana bem cuidada, mas um tanto romântizada pôr ser baseada em relatos de Linda Lee.

- The Legend of Bruce Lee (2008) - Série para a TV com 50 episódios

- Bruce Lee - My Brothers (2009)

                                                                                                                                      

(Texto Mestre Gilmar Dantas - Arquivos da Assoc. Pak Shao Lin)

 

Pg (5) 1/2/3/4/5