A história de Bruce Lee (pg 2)

A HISTÓRIA DE BRUCE LEE  (pag. 2)

(Por Mestre Gilmar Dantas - Assoc. Pak Shao Lin de kung fu)

Atenção! Cópia não autorizada pelo autor  para  publicação em qualquer meio de comunicação pública,  é crime previsto na lei Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998; que trata dos direitos autorais. Portanto,  evite aborrecimentos.  Se houver interesse na utilização dos textos ou  imagens que são de nossa propriedade, entre em contato conosco para maiores esclarecimentos.

brucelee.jpg (9180 bytes)

Nessa época conheceu também James Lee, um praticante de kung fu e tornaram-se grandes amigos. Resolveram então abrir uma escola para ensino do kung fu, chamada Jun Fan Gung - Institute, localizada em Seattle. Acontece que Bruce assim como seu amigo James , tinham uma visão de que o kung fu poderia ser ensinado a qualquer pessoa independente de raça. Isso contrariava fortemente a comunidade marcial chinesa, que achava que esses conhecimentos não poderiam de forma nenhuma serem ensinados aos não chineses. Bruce achava que ao criar seu próprio método poderia evitar problemas com a comunidade chinesa tradicionalista. Mas ele estava enganado. Bruce abriu ainda mais duas escolas, uma em Oakland e outra em Los Angeles (foto ao lado).

Certo dia visitou a escola de Bruce um lutador de kung fu (estilo Shaolin do Norte), chamado Wong Jack Man, junto com alguns de seus seguidores que diziam serem representantes da comunidade de artistas marciais da região. Não era bem uma visita social. 

Trazia ele um ultimato para que Bruce parasse de ensinar kung fu aos não chineses. Se Bruce não aceitasse eles resolveriam o caso em um combate homem a homem e o vencedor teria a palavra final. Outros relatos dizem que Wong e Bruce não se gostavam, e em meio a provocações e discordância sobre estilos, resolveveram decidir suas diferenças em uma luta.
Linda Lee (esposa de Bruce) conta que Wong era forte e impunha respeito. Mas isso não intimidou Bruce que rapidamente decidiu lutar. A principio o que era para ser uma luta simplesmente técnica passou a ser uma luta bastante violenta, onde tanto Bruce quanto Wong, davam o máximo de si para vencerem um ao outro.

Com muita dificuldade, Bruce conseguiu derrotar Wong. O fato é que nunca se soube exatamente o que aconteceu naquele dia. Existem muitas especulações e versões sobre o confronto. Após a luta, resolveram manter sigilo sobre o ocorrido. Alguns relatos dizem que Wong escorregou e caiu durante a luta, e Bruce rapidamente pulou para cima de Wong que estava ainda caido no chão. Com os punhos cerrados, Bruce gritava para Wong desistir, então as pessoas que estavam ali presentes separaram os dois. Outros dizem que Bruce rapidamente liquidou Wong, que estava perdido na luta. Há ainda relatos que dizem que Wong preocupava-se em não machucar Bruce, que estava muito alterado, nervoso durante a luta, e Wong não queria fazer algo de que se arrependeria no futuro. Temos ainda uma versão menos confiável, de que Wong levantou-se do chão, e golpeou Bruce pelas costas de forma desonrosa e traiçoeira. De qualquer forma sabe-se que Bruce venceu, mas os detalhes dessa luta, nunca saberemos realmente o que de fato aconteceu naquele dia.

wb01511_.gif (114 bytes) (Nessa época também , Bruce escreveria seu primeiro livro "Chinese kung fu - The Philosophic Art of Self defense").

Mas no futuro Bruce declararia que tinha aprendido muito com essa luta, pois Wong tinha uma técnica excelente, muito melhor do que Bruce pensava. Alem do que, seu condicionamento físico não se mostrou eficaz, e Bruce passou por maus momentos na luta.
A partir desse acontecimento Bruce refez todo o seu conceito sobre a arte de lutar. Ele percebeu que o Wing Chun (o estilo que havia aprendido na China), mostrou-se falho em muitas situações. Passou então, a pesquisar e testar bastante, muitos estilos de artes marciais, como: kung fu (diversos estilos, entre eles o shaolin do norte que Wong utilizou), karate, judo, boxe, kempo, etc. Isso seria a base inicial para o desenvolvimento do Jeet Kune Do ( o estilo desenvolvido pôr Bruce Lee).

No futuro Bruce iniciaria um outro projeto para um novo livro, mais precisamente no começo dos anos 70. Ele havia sofrido uma lesão na coluna devido a treinamentos com pesos, e estava impossibilitado de treinar. Dedicou-se então aos rascunhos e anotaçoes para seu segundo livro, "Tao of Jeet Kune Do". O livro acabou sendo lançado após sua morte, e tornou-se o maior Best-seller entre os livros de artes marciais, vendendo milhões de exemplares em diversos idiomas.

wb01511_.gif (114 bytes) ( o maior Best-seller entre os livros de artes marciais)

Mas voltando aos anos 60, Bruce passou a dedicar-se como nunca aos treinamentos, treinando varias horas por dia, dando ênfase a parte de condicionamento onde fazia muitos exercícios aeróbicos e trabalho com pesos. Começou a apresentar-se em diversos eventos ligados a artes marciais pela costa oeste dos Estados Unidos. Mas nada que tivesse realmente grande repercussão. No ano de 1964, Bruce conseguiria finalmente mostrar para um grande público sua arte, quando apresentou-se na inauguração do Torneio Internacional de Karate, deixando os expectadores impressionados com sua tremenda habilidade. Todos queriam saber quem era aquele chinês, rápido com um raio e forte como um touro.

brucelee12.jpg (15162 bytes)

 

wb01511_.gif (114 bytes)  (Bruce no Torneio Internacional - 1964 )

Ed Parker ( apelidado de o pai do karate americano) , assistia o evento e filmou tudo. Um ano depois Ed conversava com seu amigo o estilista (cabeleireiro dos astros) famoso em Hollywood , Jay Sabring, que também havia visto aquele evento. Entre outros assuntos surgiu o comentário de que Willian Dozier (grande responsável pelo enorme sucesso da série "BATMAN") procurava alguém para representar o filho numero 1 de Charlie Chan (um projeto de uma nova série para TV). Um nome lhes veio a memória rapidamente . Bruce Lee! O jovem que os havia impressionado a algum tempo atrás.

(Bruce Lee demonstrando seu famoso soco de uma polegada) wb01512_.gif (115 bytes)

 

Arrumaram para que Bruce fizesse um teste cinematográfico na 20th Century Fox. Logo após o teste, Bruce viajou com sua mulher Linda Lee e o pequeno Brandon Lee (1º  filho de Bruce, recém nascido) para Hong Kong, para que sua família conhecessem sua esposa e filho.   Ao voltar soube que o projeto "Charlie Chan" havia sido cancelado. No entanto, Willian Dozier ainda vivendo o enorme sucesso da serie Batman resolveu investir em um outro projeto bastante parecido .

brucelee20.jpg (20035 bytes)

Baseado na antiga novela radiofônica "The Green Hornet" foi criada a serie de mesmo nome para tv.

Aqui no Brasil esta serie foi exibida com o titulo de "O Besouro Verde". Dozier assistindo ao filme onde Bruce dava demonstrações de kung fu, não pensou duas vezes e logo foi dizendo: "Esse é o homem que precisamos". Assim Bruce assinou contrato para viver o personagem "Kato" , um tipo de herói assistente nos moldes de Batman e Robin. A serie foi lançada em todo o território dos Estados Unidos e foi considerada medíocre pôr muitas pessoas e críticos da época. No entanto, o personagem Kato, vivido pôr Bruce Lee, chamava muita atenção e todo mundo que assistia ao seriado, ficava esperando ansioso pela hora em que Bruce lutava com os bandidos, derrotando os malfeitores.


Bruce acabou virando um ídolo da garotada da época, e isso causava um certo ciúme no ator principal da série, ao ver que a popularidade de Bruce era bem maior do que a dele. Apesar do aparente sucesso, Bruce não se sentia bem porque lhe davam poucas oportunidades para demonstrar a totalidade de sua arte. Como ele próprio declarou: -Eu me sentia com um robô, não estava sendo natural e não tinha liberdade de expressão. Tinha que fazer exatamente o que me pediam. Mesmo eu tendo condições de fazer muito melhor, não me deixavam.

Com o sucesso alcançado com Kato, Bruce recebeu inúmeros convites de homens de negócios para abrir academias com o nome de "Kato - Defesa Pessoal". Bruce poderia ter ganhado muito dinheiro com essa comercialização, mas recusou todos os convites pôr achar que não teria controle pessoal total sobre as escolas e, conseqüentemente o nível cairia bastante.

Texto: Mestre Gilmar Dantas
www.pakshaolin.org
 

Pg (2) 1/2/3/4/5

kato.gif (48877 bytes)